A arte e o desenvolvimento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A arte e o desenvolvimento humano
O filme “A maçã”, de Samira Makhmalbaf,  retrata, em tom documental, a vida de duas irmãs iranianas, Massoumeh e Zahra, que, por decisão de seuspais, motivados por fanatismo religioso e um senso distorcido de protecionismo, permaneceram presas em casa por onze anos. A vizinhança da família, então, promoveu um abaixo-assinado, o que levou oEstado a interferir na situação por intermédio de uma assistente social. Aos poucos as crianças buscam conhecer o mundo além de sua casa, quando fica evidenciado o grande prejuízo no seu desenvolvimento,pois, como sabemos, o desenvolvimento humano é Interacionista, ou seja, os elementos biológicos e sociais não podem ser dissociados e exercem influência mútua no indivíduo.
A cenainicial que nos mostra uma pequena planta dentro de um vaso sendo regada não é gratuita, a diretora quer nos mostrar que o ser humano, assim como a pequena planta, precisa de cuidados para, de fato,crescer. Os seres humanos nascem com a maior imaturidade motora dentre todos os animais e, por isso, dependem muito de outras pessoas para desenvolverem suas habilidades. Massoumeh e Zahra não obtiveramtal suporte e, como conseqüência, apresentam problemas para andar, manusear objetos, falar e construírem uma identidade própria. O ambiente delas com escassez de afeto e interação atuaram negativamenteem suas formações psicológicas, como comprovamos na dificuldade que ambas apresentam para comunicarem-se com outras pessoas ao saírem do enclausuramento, visto que não amadureceram de maneirasuficiente os mecanismos da fala e não possuíam os modos de ação e capacidade interpretativa de uma pessoa inserida na comunidade.
A utilização da maçã como metáfora de redenção e descobertados sabores da vida fica evidente quando as irmãs, mesmo com as suas dificuldades, demonstram que possuem curiosidade e potencial para vivenciar as possibilidades que a existência oferece, como...
tracking img