O desenvolvimento da arte rupestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O trabalho apresenta os períodos pré- histórico que se divide em Idade da Pedra, Bronze, e Ferro.
A Idade da Pedra Lascada – Paleolítico Inferior – (Cerca de 500.000a.c) - Paleolítico Superior _ Aproximadamente 30 000 mil anos antes de Cristo, e a Idade da Pedra Pólida – Neolítico – Por volta do ano 10 000 a.C.
Os tempos primitivos foi uma fase extremamente importante onde ohomem, vence algumas barreiras impostas pela natureza, e desenvolve gradativamente a humanidade na Terra, e uma cultura rica, e necessária para todo um desenvolvimento em comunidade.
A pré- historia é uma época que antecede a escrita, por isso não há documentos escritos sobre a vida, apenas baseia-se em objetos que restaram, e mensagens feitas por sinais, pictogramas, desenhos em paredes e tetosdas cavernas. Que são estudadas através de antropólogos, geólogos, paleontólogos por meio desses estudos conhecemos seus hábitos, costumes e cultura.
Segundo Charles Darwin, o ser humano evoluiu dos primatas, entretanto os primeiros seres humanos com sinais de inteligência foram os hominídeos e tiveram sua origem na África. Possibilitando o conhecimento da evolução do período pré- histórico e a suaimportância para o avanço da humanidade.

O desenvolvimento homem na pré- historia.

Os hominídeos são antepassados do homem moderno, no período paleolítico, desenvolve a mente, através de suas experiências de vivência, criam conhecimentos como exemplo, técnicas de criação de utensílios para a sua subsistência, como matéria prima a madeira, a pedra e o osso, para a fabricação de diversosinstrumentos como: porrete, machadinha, raspador, lança, arpão, agulhas, furadores, etc., para ajudar na caça, na alimentação, na sua defesa, e até para a criação de suas artes. Esses materiais de fabricação própria eram utilizados por todos da comunidade.
Neste período, a linguagem era pouco desenvolvida, em poucas quantidades de sons, eram muito utilizadas pinturas (desenhos) gravados em paredes etetos das cavernas para expressar seus sentimentos, preocupações, e ideias.
Os seres humanos andavam em bandos, moravam em cavernas rochosas, e muitas vezes construíam suas próprias cabanas com galhos, folhas e peles de animais. E eram nômades (sem habitação fixa).
A alimentação era retirada da natureza,os hominídeos não as produziam, comiam frutas, grãos, raízes , peixes e animais selvagens.Vestiam peles de animais, e as mulheres se enfeitavam com enfeites, feitos de ossos, madeiras e pedras, as roupas eram confeccionadas manualmente e costuradas com tendões, tripas, e tiras de couro.
A comunidade era organizada através dos gêneros, onde cada um tinha seu papel estabelecido, o homem cuidava da caça, o sustento, e da defesa, protegendo a comunidade, e as mulheres criavam e cuidavamdos filhos das crianças e da habitação.

Na religiosidade eles tinham como divindade as forças da natureza e adoravam Deusas, como exemplo, a Deusa mãe, ao feminino, por associar essa ao poder de dar a vida com sua fertilidade.
Um grande avanço, de extrema e fundamental importância, também conquistado no período paleolítico, foi à descoberta do fogo, onde perderam o medo e começaram aproduzi-lo das mais diversas maneiras, e descobriu-se a sua grande utilidade para a vida cotidiana em uma comunidade.
Com a descoberta do fogo, começam a ter habitação fixa, puderam se proteger dos animais, se aquecer nos períodos de frio, descobriram o cozimento de alimentos, etc.

O que é arte?
Não existe um conceito concreto que defina de fato o que é arte, pois recebem influencia da época e doseu momento histórico, e cultural, entretanto podemos dizer que arte é a expressão de sentimentos, ideias, opiniões, percepções da realidade que é transformada em arte, podendo ser representada em diferentes formas como na pintura, escultura, musica, etc.
A arte na pré- história
São consideradas artes da pré-história manifestações e produção, que se desenvolveram antes da escrita. Há, portanto...
tracking img