Desenvolvimento cognitivo, moral e do senso de justiça do ser humano aplicado a educação física - inacabado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
➢ Introdução

1. Objetivo:

O trabalho se baseou na leitura de textos de Piaget, os quais falam sobre os estágios do desenvolvimento cognitivo na criança e no adolescente , e também de textos de Inhelder com Piaget sobre o desenvolvimento da consciência moral nos mesmos. O objetivo além de compreender cada uma dessas etapas, foi de relacioná-las entre si, criando um quadrocomparativo para facilitar o entendimento desses estágios nas crianças e adolescentes, visando assim aplicar tarefas no âmbito da educação física escolar, de acordo com cada estágio em que o indivíduo se encontra incluindo os PCNs na formação de cidadãos que consigam se tornar pessoas justas, convivendo com moralidade na sociedade onde estão inseridas, respeitando regras e tendo autonomia para tomar suaspróprias decisões que julguem ser corretas para uma convivência harmoniosa.

2. Sobre a Ética:

É a ciência da moral. Do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é a ciência de uma forma específica de comportamento humano.

3. Sobre o autor, Jean Piaget:

Considerado na Psicologia, a primeira autoridade em desenvolvimento cognitivo, Piaget nasceu na Suíça em 1896. Durantesua infância e adolescência já demonstrava uma inteligência acentuada. Graduou-se em ciências naturais, e se interessava pelos ramos da Sociologia, Religião e Filosofia, e a partir desta última começou a estudar sobre a Epistemologia, e entrou de vez para a Psicologia.

Mudou-se da Suíça para Paris, e lá começou a realizar testes de inteligência em crianças. Seu objetivo era compreender como ascrianças de diversas idades obtinham o conhecimento do mundo que as rodeavam.

Além de realizar observação direta, sistemática e cuidadosa de várias crianças, também fez isso com seus três filhos, chegando a teoria que revolucionou a compreensão dos seres humanos sobre o desenvolvimento cognitivo.

Publicou a obra “O nascimento da Inteligência na criança” e diversos livros e artigos sobre odesenvolvimento cognitivo na criança.

Morreu em 1980, mas permaneceu trabalhando até o fim, na busca por respostas e questões relacionadas com a Psicologia.

4. O desenvolvimento cognitivo e seus quatro estágios:

É o processo que ocorre de uma forma gradativa na obtenção do conhecimento e aperfeiçoamento da inteligência por parte dos seres humanos.

O desenvolvimento de uma forma geral(físico, emocional e moral) na criança ocorre aos poucos, e essas passam por períodos sensíveis, nos quais devemos dar estímulos adequados para que ela consiga atingir níveis de progressão de maneira correta.

É preciso aplicar esse princípio de estimular adequadamente as crianças e os adolescentes nesses períodos sensíveis também para o desenvolvimento cognitivo que Piaget dividiu em estágios.A partir disso poderemos tentar aplicar tarefas de aprendizagem que estejam de acordo com o nível de desenvolvimento da criança e do adolescente. Tarefas que eles consigam realizar e aprender.

Jean Piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo nos seguintes estágios: 1- sensório-motor (0-2 anos); 2- pré-operatório (2 a 6 anos); 3- de operações concretas (7 a 11 anos); 4- de operações formais(12 anos em diante). Porém pode haver variação nessas idades.

➢ Desenvolvimento

1. Características dos 4 estágios de desenvolvimento cognitivo, segundo Jean Piaget:

• 1º estágio - Inteligência sensório – motora:

Estágio inicial, indo do nascimento até depois dos 18 meses. O bebê não tem consciência da sua existência. No primeiro mês exerce os reflexos presentes nonascimento. A atividade intelectual é de natureza sensorial e motora, ou seja, a criança percebe o ambiente e age sobre ele. Passa a relacionar as coisas ao seu corpo, como se fosse um centro, porém não tem noção do seu eu ainda. Esse reconhecimento apenas se dará quando a criança coordenar suas ações de forma livre, e não como acontece agora em que esta não consegue entender como se dá a interação do...
tracking img