Descartes, platao, socrates e morfeu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
René Descartes

René Descartes ( francês:  [ʁəne dekaʁt] ; latinizada : Renatus Cartesius ; forma adjetiva : "cartesiana"; [ 6 ] 31 março, 1596 - 11 de fevereiro de 1650) foi um filósofo francês, matemático e escritor que passou a maior parte de sua vida adulta em a República Holandesa . Ele foi apelidado de "Pai da Filosofia Moderna", e muito posterior a filosofia ocidental é uma resposta aseus escritos, [ 7 ] [ 8 ] , que são estudados de perto até hoje.Em particular, as suas Meditações sobre Filosofia Primeira continua a ser um texto padrão na maioria dos departamentos de filosofia da universidade. A influência de Descartes em matemática é igualmente evidente, o sistema de coordenadas cartesianas - permitir a um ponto de referência no espaço de um conjunto de números, e permitindoque as equações algébricas de ser expresso em formas geométricas de um sistema de coordenadas bidimensional (e, inversamente, para formas ser descrito como equações) - foi nomeado após ele. Ele é creditado como o pai da geometria analítica , a ponte entre álgebra e geometria, crucial para a descoberta do cálculo infinitesimal e análise . Descartes também foi uma das figuras-chave na RevoluçãoCientífica e tem sido descrito como um exemplo de gênio .
Descartes freqüentemente define seus pontos de vista para além das de seus predecessores. Na seção de abertura Paixões da Alma , um tratado sobre a Moderna versão do que são agora comumente chamado de emoções , Descartes vai tão longe a ponto de afirmar que ele vai escrever sobre este tema ", como se ninguém tivesse escrito sobre estas questõesantes ". Muitos elementos de sua filosofia tem precedentes no final dearistotelismo , o reviveu o estoicismo do século 16, ou em filósofos anteriores, como Agostinho . Em sua filosofia natural, ele difere das escolas em dois pontos principais: primeiro, ele rejeita a análise da substância corpórea em matéria e forma, em segundo lugar, ele rejeita qualquer recurso para fins -divina ou natural, emexplicar os fenômenos naturais. [ 9 ] Em sua teologia , ele insiste na liberdade absoluta de ato de criação de Deus.
Descartes foi uma figura importante na continental do século 17 racionalismo , mais tarde defendido por Baruch Spinoza e Gottfried Leibniz , e oposição do empirista escola de pensamento que consiste em Hobbes , Locke , Berkeley , Jean-Jacques Rousseau e Hume . Leibniz, Spinoza eDescartes foram todos bem versado em matemática, bem como a filosofia, e Descartes e Leibniz contribuiu grandemente para a ciência também.
Ele é talvez melhor conhecido para a instrução filosófica " Cogito ergo sum ​​"( Francês : Je pense, donc je suis ; Inglês: penso, logo sou), encontrado na parte IV do Discurso sobre o Método (1637 - escrito em francês, mas com a inclusão de " Cogito ergo sum ​​")e § 7 º da parte I doPrincípios da Filosofia (1644 - escrito em latim).
O que é o mito

O Mito da Caverna, também conhecido como “Alegoria da Caverna” é uma passagem do livro “A República” do filósofo grego Platão. É mais uma alegoria do que propriamente um mito. É considerada uma das mais importantes alegorias da história da Filosofia. Através desta metáfora é possível conhecer uma importanteteoria platônica: como, através do conhecimento, é possível captar a existência do mundo sensível (conhecido através dos sentidos) e do mundo inteligível (conhecido somente através da razão).
O Mito da Caverna
O mito fala sobre prisioneiros (desde o nascimento) que vivem presos em correntes numa caverna e que passam todo tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz gerada poruma fogueira. Nesta parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros ficam dando nomes às imagens (sombras), analisando e julgando as situações.
Vamos imaginar que um dos prisioneiros fosse forçado a sair das correntes para poder explorar o interior da caverna e o mundo externo. Entraria em...
tracking img