Desafios futuros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigos
Os desafios do futuro na área de Gestão de Pessoas
Gabriel Felipe Horbatiuk Dutra[1]

Vivemos hoje um período de grandes mudanças globais. A cada momento surgem novos fatos, novas“certezas”, novos paradigmas. A tecnologia está acelerando o processo de vida e exigindo-nos uma flexibilidade e capacidade de adaptação com um dinamismo que não ocorria até a década de 1980. Essas novasimposições atingem em cheio o mundo organizacional. Enquanto até poucos anos atrás as empresas eram projetadas para atuar em um mercado relativamente estável e regular, as novas organizações precisamestar em constante adaptação às novas exigências sociais e mercadológicas.
A Administração de Recursos Humanos vem sofrendo transformações ao longo destes últimos anos. O novo modelo empresarial,fruto de uma necessidade estrutural de mercado, é pautado em princípios mais adequados à tecnologia e ao estilo gerencial contemporâneos.
Tendo em vista o modelo descrito acima, pode-se pensar em quaisseriam os desafios a serem enfrentados pelos gestores de pessoas. A começar pelo recrutamento e seleção, é necessário que a área de RH esteja em sintonia com as demais áreas da empresa para definiçãodo perfil do profissional desejado. Atualmente as organizações buscam pessoas mais criativas, com espírito inovador e que gostem de desafios. Empresas como o Google possuem um rigoroso processo deavaliação e seleção dos candidatos, tendo, em alguns casos até 18 entrevistas com um mesmo profissional até que a contratação possa ser efetuada. Isso garante uma grande identificação com a cultura daempresa e ajuda a manter o clima organizacional.
Como traz José Gonçalves, as características das empresas modernas são: “empresas com quadro de pessoal enxuto, número reduzido de níveis hierárquicos,novas formas de estrutura organizacional [...] e desenho organizacional baseado nos processos de negócio.” Algo que Gonçalves enfatiza em seu artigo é que a nova organização deve ser estruturada...
tracking img