Desafios das ongs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ONGs enfrentam desafios e ocupam espaço da ação pública
A causa é nobre, mas boas intenções não são suficientes para se criar uma organização não governamental capaz de produzir benefícios sociais efetivos e de forma sustentável. A situação atual das ONGs, como são chamadas essas organizações sem fins lucrativos, inclui dificuldades de várias ordens, como identificar fontes de financiamento,elaborar propostas consistentes, captar recursos e gerir as organizações e seus projetos. Elas enfrentam críticas sobre o papel que ocupam na economia e na sociedade, sua relação com o governo e as empresas, seu raio de atuação – isso sem mencionar a questão de apropriação indevida das relações institucionais e dos recursos. "É preciso avaliar com cuidado as questões envolvendo ONGs, pois esseuniverso é bastante diverso e complexo", considera Hebe Signorini, pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (Nipiac), do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O conjunto de instituições identificadas como ONGs abarca desde santas casas até fundações que apóiam causas de naturezas diversas(meio-ambiente, cultura, profissionalização etc) e atingem públicos variados (como crianças, adolescentes em situação de risco, pacientes de doenças incuráveis ou idosos). Muitas vezes, situam-se no limiar de ações características de voluntariado ou, mais profissionais, cumprem papel fundamental em áreas não alcançadas por uma instituição pública. Acabam por representar uma opção de emprego para muitospesquisadores que não conseguem ser absorvidos pelo mercado de trabalho formal.
“A captação de recurso representa um dos maiores desafios que as organizações não-governamentais enfrentam na atualidade. Para superar esses desafios, a Casa Talento está cada vez mais desenvolvendo estratégias para obtenção de recursos financeiros”, declara Marcondi Lima da direção da Associação Cultural Talento Suzuki que éuma organização não-governamental sem fins lucrativos.
O principal objetivo da Instituição é desenvolver projetos que envolvem apreciação artística e a oportunidade de aprendizado da música e lutheria para deficientes visuais, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, visando sempre à melhoria da qualidade de vida e auto-estima dos participantes.

O principal objetivo da Instituiçãoé desenvolver projetos que envolvem apreciação artística e a oportunidade de aprendizado da música. (Foto: casatalento.net)
Durante todo o ano são atendidos 200 beneficiários da faixa etária dos 07 aos 20 anos, em situação de vulnerabilidade social e pobreza expressa em: trabalho e renda, escolaridade dos pais, composição da família, condições de habitualidade, violência familiar, e presença deoutros fatores de risco como: dependência química, doença crônica e incapacitante de um dos provedores.
São oferecidos doze cursos gratuitamente ao público mencionado, nas seguintes modalidades: violino, viola, violoncello, contrabaixo elétrico, bateria, teclado, violão, guitarra, flauta doce, estruturação musical e linguagem, musicalização infantil e lutheria.
O aprendizado musical é baseado nametodologia Suzuki. É o método mais eficiente por basear-se na aprendizagem natural da fala. O método é aplicado de maneira lúdica e utiliza repertório alegre e prazeroso. Mais do que uma forma de aprender música é uma contribuição na formação do caráter através do meio musical e social favorável.
Agregado ao ensino prático e teórico a Casa Talento realiza com seus alunos a prática de orquestra,onde conta hoje com uma orquestra de alunos. A Orquestra Talento conquista platéias de várias partes do mundo fazendo uma releitura de clássicos da música nacional e internacional. Essa mistura, que une em um mesmo palco instrumentos acústicos e elétricos, proporciona uma performance diferenciada das outras orquestra.
Paralelo ao ensino da música funciona também na Casa Talento o curso de lutheria....
tracking img