Ongs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ONG
Organização Não Governamental


INTRODUÇÃO
Este trabalho fala sobre as organizações não governamentais – ONGs. Procuramos definir organizações não governamentais; alcançar dados sobre como surgiram, quantas são; onde atuam; como são financiadas e fiscalizadas.


O QUEÉ ONG
O termo ONG foi usado pela primeira vez em 1950 pela ONU para definir toda organização da sociedade civil que não estivesse vinculada a um governo. Hoje elas são definidas como instituições privadas que têm uma finalidade pública, sem fins lucrativos. Em geral as ONGs perseguem benefícios sociais ou ambientais. Para serem "oficiais", essas entidades precisam ter uma estrutura legal eformal.
As ONGs (Organizações não governamentais) são organizações sem fins lucrativos que atuam no terceiro setor da sociedade civil e tem como missão o fortalecimento de alguma causa ou a resolução de algum problema da sociedade. Estas organizações, de finalidade pública, atuam em diversas áreas, tais como: meio ambiente, combate à pobreza, assistência social, saúde, educação, reciclagem,desenvolvimento sustentável, entre outras.
As ONGs são particulares ou públicas e não tem como objetivo a geração de lucros e, que se houver geração de lucros, estes sejam destinados para o fim a que se dedica a organização não podendo este ser repassado aos proprietários ou diretores da organização.
As organizações da sociedade civil são uma forma de suprimir as falhas do governo com relação àassistência e resolução dos problemas sociais, ambientais e até mesmo econômicos. As organizações têm ainda a capacidade de despertar o civismo e a cooperação social nos seus participantes. Constituindo uma forte ferramenta de mobilização social, as organizações da sociedade civil contribuem para a manutenção da democracia uma vez que possibilita a manifestação dos interesses das minorias.SURGIMENTO NO BRASIL
No Brasil, as organizações não governamentais sem fins lucrativos ganharam força à partir do processo de redemocratização política que se deu após o período da Ditadura Militar (1964-1985). Mas foi a partir da década de 90 que surgiram as principais organizações não governamentais no país como o Instituto Ethos, criado em 1998 tendo como missão“Mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa” e a Rede de ONGs da Mata Atlântica, criada em 1992, durante a Rio-92, que visa a conservação e recuperação da Mata Atlântica, através da mobilização social e da ação coordenada.COMPROMETIMENTO

Sendo uma entidade sem fins lucrativos, a ONG trabalha diretamente com voluntários, que cedem partem do seu tempo e experiência profissional. Esta atitude exemplar vem acompanhada de um compromisso com a ONG e, por sua vez, com a sociedade.
Um desafio das ONG’s é manter esse quadro de voluntariado ativo e compromissado com as atividades assumidas. Algumas ONG’s chegam a oferecerajuda no transporte e alimentação do voluntário como estimulo para a continuidade dos serviços.
Neste ponto podemos ver que muitos voluntários vão pelo ímpeto de ajudar sem medir as conseqüências deste comprometimento. Para superar este desafio as ONG’s mais organizadas fazem um processo de seleção e avaliação nos voluntários onde buscam levantar o perfil do candidato e seu comprometimento com asatividades assumidas.


COMO AS ONGs MOBILIZAM RECURSOS

Apesar de muitas ONGs contarem com o trabalho voluntário, grande parte de seus profissionais é remunerada. Para a realização das suas atividades, buscam criar uma estrutura mínima de funcionamento (com sede, telefone, computador etc.). Mobilizar recursos (humanos, financeiros, políticos), portanto, é...
tracking img