Desafios da universidade na sociedade do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA

BERNHEIM, Carlos Tünnerman; CHAUÍ, Marilena Souza. Desafios da Universidade na Sociedade do Conhecimento: cinco anos depois da conferência mundial sobre educação superior. Brasília: UNESCO, 2008. 46p.

1 CREDENCIAIS DOS AUTORES
Carlos Tunnerman Bernheim, Niguaraguense, estudioso em Educação Superior; Membro do Conselho das Universidades das Nações Unidas (UNI); Membro do Comitê deHonra sobre Ensino Superior da América Latina/UNESCO.
Marilena Souza Chauí, brasileira, Filósofa, doutora em Filosofia, com extenso currículo em pesquisa, produção acadêmica e debatedora sobre a liberdade, democracia e todas as áreas vinculadas à cidadania, entre elas, educação superior.

2 RESUMO DA OBRA
Uma das características da sociedade contemporânea é o papel central do conhecimento nosprocessos de produção, ao ponto do qualificativo mais freqüente hoje empregado ser o de sociedade do conhecimento. Estamos assistindo à emergência de um novo paradigma econômico e produtivo no qual o fator mais importante deixa de ser a disponibilidade de capital, trabalho, matérias-primas ou energia, passando a ser o uso intensivo de conhecimento e informação.
A educação universitária temperseguido a meta de criar, transformar e disseminar conhecimento.
A análise das relações entre sociedade e universidade é um dos principais temas na agenda de estudos sobre a educação superior. Não há dúvida de que o mundo acadêmico deva envolver-se mais com os processos sociais, econômicos e culturais, mantendo as características que a distinguem como academia. A universidade é uma instituição sociale, como tal, expressa de determinada maneira a estrutura e o modo de funcionamento da sociedade como um todo.
A globalização tornou possível na esfera econômica o caráter crescentemente especulativo – portanto não produtivo – do capitalismo, mediante movimentos de colossais de capital de forma virtual,em busca de melhores oportunidades de lucros, retirando-se rapidamente diante de sinais deinsegurança.
A globalização tende a destruir as identidades culturais,transformando-as em cultura mundial, em processo de crescente mcdonaldização.
As relações entre educação superior e mundo do trabalho, setor produtivo e sociedade civil, de modo geral, são outros dos desafios enfrentados pela educação superior.
O tema das relações entre universidade e setor produtivo está estreitamente relacionadocom a perinência da educação superior. Sem dúvida, as instituições de educação superior precisam ver com muita atenção a natureza mutável do mundo do trabalho e, em lugar de preparar os trabalhadores para tarefas específicas devem prepará-los para a “empregabilidade”, analisando as principais tendências do trabalho.
O atual processo de transformação busca superar o conceito da educação como meratransmissão/acumulação de conhecimento e informação. Isso torna a crise da educação, em grande parte, uma crise do modelo pedagógico tradicional.
Este modelo precisa ser reformado, tendo em vista o fato indiscutível do crescimento acelerado do conhecimento contemporâneo, acompanhado de sua rápida obsolescência, como também em face de outra realidade como o deslocamento do sistema escolar comoúnico supridor de educação, com o advento da escola paralela da mídia de massa e a rápida disseminação da informação, com o recurso das modernas tecnologias. Não pode haver dúvida de que esses fenômenos modificam necessariamente o modelo pedagógico e o papel do professor universitário.
A educação superior e, mais concretamente, as universidades, devem assumir um compromisso com a ética.A DeclaraçãoMundial sobre a Educação Superior,aprovadfa em Paris em 1998, determina que todas as funções universitária – ensino, pesquisa e extensão – devem ser exercidas com uma dimensão ética.

3 CONCLUSÃO DA RESENHISTA
De um modo geral, os autores apóiam-se em diversos estudiosos para emitir suas conclusões.
A universidade e a sociedade do conhecimento aborda aspectos sobre a evolução que “o...
tracking img