Bibliologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NO TRABALHO ACADÊMICO
Aluno: Renato Francisco de Carvalho
Professor orientador: Marco Roberto Kogima
Curso Metodologia Acadêmica
1º/06/12







RESUMO



A presente pesquisa visa aprimorar o conhecimento científico, não só apenas de uma mera investigação, mas sim um aprofundamento para que ela seja satisfatória no seu final. A educação é umdireito de todos, mas poucos têm esse privilegio em concluir os ensinos fundamental, médio ou superior.
Precisamos aprimorar o nosso intelectual e o conhecimento, buscando todas as fontes de pesquisas para chegar a uma conclusão satisfatória ao seu final. Servir a sociedade de modo formal e política, mesmo assim, terá que construir conhecimento, interno e externo.
O Governo investe em propagandaspara incentivo a educação, mas na realidade não tem interesse algum em deixar a população culta.















1. INDROTUÇÃO

A Universidade poderia ser uma das instituições mais relevantes da sociedade e da economia, desde que fosse o lugar privilegiado da construção do conhecimento e da educação de novas gerações. Enquanto permanecer na condição de centro de treinamentode recursos humanos, pode até satisfazer o ego da classe média e alta em termos de acesso a diploma, mas pratica a subalternidade do conhecimento meramente copiado. Transmitir conhecimento é fundamental para a sociedade e a economia, mas não passa de insumo. E mais: para fazer somente isto, não necessitamos de universidade, porque o uso inteligente dos meios modernos de comunicação a substitui comampla vantagem. Insubstituível seria, se fosse o lugar privilegiado da construção do conhecimento e referência inequívoca da aprendizagem reconstrutiva política, o fator decisivo da oportunidade de desenvolvimento1. A ligação com o mercado é necessária, por certo, mas instrumental. Sua referência central sempre será a cidadania, ou, o espectro das necessidades e potencialidades humanas dasociedade.















2. RELEVÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO


Segundo os órgãos da ONU, e sobretudo a CEPAL, educação e conhecimento são o eixo da transformação produtiva com eqüidade, o fator primordial da cidadania e da competitividade2. Tomando-se o desenvolvimento humano sustentado como questão de oportunidade, a maneira mais competente de a fazer é manejar econstruir conhecimento. Educação pode ser definida como formação da competência humana, para poder compreender e enfrentar os desafios da realidade física e social, encontrando no conhecimento seu instrumento central. Ao mesmo tempo, pode-se definir o subdesenvolvimento como condição de cópia e sucata, à medida que tanto a sociedade, quanto a economia estão atreladas a um centro hegemônico. Por issomesmo, não é possível chegar ao desenvolvimento através da mera cópia de conhecimento alheio, como não é possível ser competitivo trabalhando sucata e como sucata.

Conhecimento, para a cidadania significa a base instrumental da consciência crítica e criativa, para melhor intervir na realidade como sujeito capaz de conduzir seu destino, dentro das circunstâncias externas dadas. Para acompetitividade, conhecimento significa a fonte essencial de inovação e competência formal dos recursos humanos. Sendo conhecimento fundamentalmente meio, sua conexão com educação torna-se absolutamente essencial, razão pela qual usa-se sempre o binômio interligado matricialmente. Educação sem conhecimento descamba para mera ideologia e doutrinação. Conhecimento sem educação é arma de morte edominação. A modernidade precisa ser conduzida pelo binômio, para que possa ser projeto próprio, culturalmente pertinente, e não algo de cima para baixo e de fora para dentro.

Em outra linguagem, conhecimento carece deter qualidade formal e política, para que sua competência científica sirva à sociedade. Por qualidade formal entendemos sua marca metodológica construtiva, tipicamente...
tracking img