Paper para metodogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Igreja como forma de estado e interesses



A principal arma para fazer toda essa lavagem cerebral, e a crença no "demônio" um ser lendário, um mito que surgiu provavelmenteno judaísmo. Esse medo desse ser lendário é colocado como ameaçada por esses pastores para escravizar essa gente humilde e na maioria analfabeta que chega nestas seitas buscandouma solução para seus problemas. Assim esses pastores conseguem todo lucro que quiserem. Tem gente que é capaz de arrancar até a roupa do corpo.
De acordo com MASLOW, (2000, p.262), a importância do clero regular foi enorme. Tudo que temos de mais rico em termos do saber e da cultura clássica chegaram até os nossos dias através dos manuscritos feitos pelosmonges copistas.
GOLF (2005), afirma que as regras das ordens religiosas eram direcionadas aos votos de pobreza, castidade, caridade e obediência ao abade.
Almeida (2009, p.17)comenta sobre a igreja como forma de estado que:
Durante todo o período medieval as autoridades eclesiásticas impuseram uma rígida concepção do mundo, com base em princípios quese queriam eternos e imutáveis.
Os tribunais do Santo Ofício exerciam uma censura de caráter moral, político e religioso, sendo os réus submetidos a torturas, a longos períodosde prisão ou à morte na fogueira.
Os interesses do Estado era muito claro, o lucro. E como naquela época a igreja católica era de muita influência, eles manipulavam a cabeça dasociedade, através de discursos e até mesmo de ameaças.


REFERÊNCIA
MASLOW, Johnny. A Idade Média: Nascimento do Ocidente. 1. ed. Rio de Janeiro: Brasiliense Editora, 2000.GOLF, Jacques. Em busca da idade média. 1. ed. São Paulo: Civilização Brasileira, 2005.
ALMEIDA, Karen. Falando sobre idade média. 1. ed. Rio de janeiro: Perspectiva, 2009.
tracking img