Festas judaicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O conhecimento dos costumes em geral dos antepassados bíblicos é fundamental para entender a Bíblia nos dias atuais, pois, várias coisas são mencionadas e muitas vezes sem saber o respectivo significado não entendemos o que a palavra lida nos quer passar.
Para o povo judeu, existem algumas doutrinas fundamentais, como por exemplo, não dizer o nome de Deus em vão, por isso, eles usamas palavras Eterno ou Adonai (Senhor), pois, este é um dos dez mandamentos que Deus ordenou ao povo de Israel através de Moisés.
Os judeus celebram anualmente sete principais festas instituídas por Deus como “estatuto perpétuo”, ou seja, “para sempre”.
Algumas dessas festas são: O Shabath (Sábado) que significa descanso deixa de fazer o trabalho braçal, e se reúnem para recarregar as forçasespirituais.
Rosh Hashaná (Ano novo Judaico) comemoram refletindo os próprios pecados cometidos no ano e pedindo perdão para entrarem perdoados no próximo ano.
Yom Kipur (Dia do Perdão) jejuam e fazem orações no sentido de afligirem suas almas para Deus, para que seus nomes sejam escritos no livro da vida.
Sucôth (Cabanas) revivem a moradia passageira que os antepassados tiveram no deserto por40 anos e também a perseguição durante a diáspora imposta pelos gentios, sendo expulsos e coagidos a viver em outras nações.
Purim (Sortes) comemoram o decreto alcançado pela rainha Ester, de se defenderem da extinção do povo judeu, que o inimigo Hamã tinha em seu coração.
Pessach (Páscoa) comemoram a libertação do povo hebreu da escravidão do Egito.
Shavuôth (Semanas) festa das Primícias ePentecostes são as festas da natureza e da agricultura, onde o povo hebreu concluía a colheita da cevada e do trigo.
Como Deus é o criador de todas as coisas e tudo foi feito para Ele, nas celebrações, além das orações, eram tocadas músicas, instrumentos e musicistas eram ordenados e consagrados ao ministério da música, não para entreter o povo, mas para louvar e engrandecer a Deus por todas asbênçãos e lutas, também buscavam técnicas musicais dentro da visão Bíblica, fazendo sempre o melhor ao Senhor.



FESTAS JUDAICAS

O que entendemos sobre festas? – Festa é uma celebração, uma comemoração, uma solenidade comemorativa destinada a pessoas ou alguns acontecimentos importantes. Os exemplos mais comuns são as festas de aniversários (comemoradas geralmente de ano em ano no dia donascimento de cada cidadão), e as festas religiosas, em comemoração a certas crenças de religiões.
E quem não gosta de uma festa! Elas nos proporcionam momentos felizes de comemoração, mas de quê? No Ocidente, não há uma preocupação com o caráter e a natureza inerentes às festas e, quase sempre, elas se tornam um fim em si mesmas. É a festa pela festa. Contudo, isso não se dá com a culturaOriental, em que as festas assumem um significado histórico em momentos que oscilam entre a alegria e a tristeza.
Entender a natureza das festas judaicas é salutar aos cristãos hodiernos para que conheçam melhor alguns fatos bíblicos.
As festas judaicas tinham inúmeros propósitos, algumas delas, era uma espécie de culto ou adoração a Deus, este era o momento em que o povo, arrependido de seus pecados,buscava o perdão e a bênção do Senhor, purificavam suas almas para um recomeço.
Em algumas festas, também eram ocasiões de adoração, manifestadas com alegres ações de graças, quando as colheitas eram abundantes e os rebanhos se multiplicavam com êxito, o povo expressava grande aptidão a Deus, e faziam isso dançando pelas ruas, cantavam e tocavam instrumentos musicais em louvor ao Deus que tantoos abençoara. Já em outras festas, havia instantes de oração e meditação, contudo, sua forma de adoração mais comum era o regozijo, com muita música, alegria e banquetes.
Vamos analisar e compreender algumas festas bíblicas, pois, todas as festas do Senhor foram instituídas sob a lei dada por Moisés e possuem caráter comemorativo, retratando a maneira como Deus lidava como o povo de Israel...
tracking img