Ipv4 mobile

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disponibilidade de Endereços IPv4 Para Dispositivos Móveis
Marcos Daniel de Moura, Pedro Cristiano Becker
Sociedade Educacional Três de Maio – (SETREM) - Três de Maio – RS
marcosmoura_tm@hotmail.com, beckerpedroc@gmail.com
Resumo. Este artigo apresenta um estudo sobre os protocolos MIPv4 e MIPv6, para dispositivos móveis, e a sua relação com a disponibilidade de endereços. O protocolo MIPv4se origina do IPv4 das redes tradicionais, herdando deste também o problema de disponibilidade de endereços. Surgiu assim o protocolo MIPv6 com o objetivo de erradicar esse problema. O objetivo deste estudo foi o de traçar uma linha comparativa levando em consideração o funcionamento de ambas as tecnologias.
Abstract. This paper presents a study about MIPv4 and MIPv6, protocols for mobiledevices, and their relationship with the availability of addresses. The MIPv4 protocol originates from IPv4 of the traditional networks, inheriting this also the problem of availability of addresses. Thus the Protocol arose with the aim of eradicating MIPv6 this problem. The objective of this study was to draw a line by considering comparative the functioning of both technologies.
1 Introdução
Ao longodo tempo se acompanha a constante evolução das tecnologias e dos protocolos de comunicação. Nos primórdios da era digital não existiam as redes de computadores, mas sim grandes computadores isolados responsáveis por todo o processamento de informações dentro de uma organização. Com o passar do tempo se observou que foram criados computadores menores, conhecidos também como terminais burros. Estesdispositivos eram conectados a um grande servidor e rodavam como periféricos, processando todas as informações em um mesmo local. Sua vantagem em relação aos mainframes é que podiam ser operados por mais pessoas ao mesmo tempo.
Esta realidade persistiu por varias décadas, sendo que no final da década de 80 surgiu uma nova realidade, os PC (Personal Computer). Estes equipamentos possuíam umamenor capacidade de processamento, tamanho reduzido e podiam ser operados por uma pessoa de cada vez. Seu diferencial em relação aos terminais burros é que o processamento se tornou local, tornando desnecessária a ideia de um mainframe.
Com o passar do tempo, a necessidade de compartilhamento de informações e recursos, deu origem ao conceito de redes de computadores. Assim dispositivos passaram aestar integrados, trabalhando conjuntamente na resolução de problemas. Para a identificação e acesso de um disposto em uma rede se tornou necessário a adoção de um modelo que solucionasse estes problemas, surgindo assim o protocolo IPv4 (Internet Protocol version 4).
Com a evolução da telefonia móvel e outros dispositivos, surgiram também redes de dispositivos móveis, originárias das redestradicionais, mas que apresentam algumas características especificas. Para comunicação neste tipo de redes surgiu o MIP, baseado no IPv4. Assim sendo, estas redes acabaram herdando a principal restrição do protocolo IPv4, que é uma limitação na quantidade de endereços existentes. Nas redes tradicionais a solução para este problema foi a criação de um novo modelo de protocolo, que é o IPv6. Este protocolopossui também uma versão especifica para dispositivos móveis, conhecida como MIPv6.
Este artigo apresenta um estudo sobre os protocolos IPv4 e IPv6 para dispositivos móveis e a sua relação com a disponibilidade de endereços. Na sessão 2 deste trabalho, são abordados conceitos essenciais para a construção deste artigo, sendo eles TCP, IPv4, IPv6, MIPv4, MIPv6. Na sessão 3, é apresentado ofuncionamento e principais características de ambos os protocolos de endereçamento mobile. Na sessão 4 são apresentados a conclusão e por fim na sessão 5 as referências.
2 Conceitos Básicos
Uma rede de computadores é composta por dispositivos interligados para troca de dados. De acordo com Bergonso (2007), é um conjunto de dois ou mais computadores ligados entre si compartilhando informações e...
tracking img