Trolls e jornalismo no twitter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudos em Jornalismo e Mídia - Vol. 9 Nº 1 – Janeiro a Junho de 2012 ISSNe 1984-6924

DOI 10.5007/1984-6924.2012v9n1p150

Trolls e Jornalismo no Twitter
GABRIELA
DA

SILVA ZAGO

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - gabrielaz@gmail.com Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Bolsista CAPES.Resumo Na internet, costuma-se utilizar o termo ‘troll’ para designar um indivíduo que perturba o bom andamento de uma comunidade virtual através da postagem de mensagens negativas ou fora de contexto. O trabalho promove uma discussão acerca dos trolls no contexto das etapas do processo jornalístico no Twitter, buscando identificar situações em que interagentes atrapalharam jornais e jornalistasem sua atuação jornalística, como ao repassar informações falsas, ou ao enviar comentários irônicos acerca dos acontecimentos. Palavras-chave Jornalismo.Twitter. trolls.

Abstract On the internet, we usually use the term ‘troll’ to designate an individual that disrupts the smooth running of a virtual community by posting negative or out of context messages. The paper promotes a discussion ontrolls in the context of the stages of the journalistic process on Twitter, trying to identify situations where interactants disturbed newspapers and journalists in his journalistic procedure, such as by passing on false information, or by sending ironic comments about news events. Keywords Journalism. Twitter. Trolls.

Artigo recebido em 16/03/2012 Aprovado em 28/04/2012

150

Estudos emJornalismo e Mídia - Vol. 9 Nº 1 – Janeiro a Junho de 2012 ISSNe 1984-6924

O

DOI 10.5007/1984-6924.2012v9n1p150

jornalismo contemporâneo exige mais que a mera produção de notícias para

um único veículo. Além de produção para múltiplas plataformas, o consumidor de notícias contemporâneo exige cada vez mais que o

jornalismo seja interativo, conversacional e participativo. Diante dessecenário, as organizações jornalísticas passam a criar perfis em sites de redes sociais (para estar onde as pessoas estão e levar a elas seus conteúdos), buscando não só disseminar notícias como também estabelecer uma conversação com seu público. Embora inúmeros trabalhos exaltem a interatividade como característica do jornalismo (MIELNICZUK, 2003; BELOCHIO, 2009), poucos se detém aos problemasinerentes a essa excessiva cultura da participação (KEEN, 2009; TRÄSEL, 2007; AMARAL; QUADROS, 2006). Na internet, o termo ‘troll’ costuma ser utilizado em blogs e em fóruns de discussão para designar um indivíduo que perturba o bom andamento de uma comunidade virtual através da postagem de mensagens negativas ou fora de contexto. Apesar de se exaltar a participação e a interatividade no jornalismo,trolls também são frequentes no jornalismo. Com base nesse contexto, o artigo se propõe a discutir a presença de trolls no contexto das etapas do processo jornalístico em um site de redes sociais específico, o Twitter. Em um primeiro momento, discutem-se as origens e principais manifestações dos trolls na internet. A seguir, aborda-se o processo jornalístico em relação aos sites de redes sociais.Logo após, apresenta-se uma discussão sobre os trolls no Twitter a partir de exemplos ilustrativos da prática, recolhidos diretamente na ferramenta.

Trolls: Origens e Principais Manifestações
O termo troll é utilizado na internet para designar um indivíduo que busca interferir no bom andamento de uma discussão em uma determinada comunidade online, através da postagem de comentários maldosos oufora de contexto. O comportamento padrão de um troll envolve postar uma mensagem, geralmente em resposta a uma questão, buscando insultar, chatear ou perturbar o grupo. O termo surgiu
151

Estudos em Jornalismo e Mídia - Vol. 9 Nº 1 – Janeiro a Junho de 2012 ISSNe 1984-6924

DOI 10.5007/1984-6924.2012v9n1p150

na Useneti, a partir da expressão trolling for suckers (em português, “lançando...
tracking img