Empreendedorismo social no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMO SOCIAL NO BRASIL EM EMPRESAS PÚBLICAS – ESTUDO DE CASO NOS CORREIOS NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE

Humberto Santos Franceschetto Marciane borgheti Natanael M. Pavão

RESUMO

Esse artigo propõe uma análise bibliográfica de definições sobre o que vem ser o empreendedorismo social dentro das empresas públicas. A empresa, objeto de estudo deste artigo cientifico, será asEmpresas Brasileiras de Correios e Telégrafos – ECT, cujas iniciativas descrevem empreendedorismo social e

intraempreendedorismo. Para tanto, será necessário entender corretamente os conceitos de Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e também, de Administração Pública, por se tratar de uma Estatal Pública Federal.

ABSTRACT

This article presents a literature review of definitions of what isto be social entrepreneurship within Public Entreprises. The company, target of this scientific article, will be Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, the initiatives described social entrepreneurship and intrapreneurship. To do so, you must correctly understand the concepts of Entrepreneurship, Social Entrepreneurship and also in Public Administration, in the case of a State PublicService.

1. INTRODUÇÃO

O tema empreendedorismo social é novo em sua atual configuração, mas na sua essência já existe a muito tempo. Existe a questão de saber se os princípios estabelecidos para gerir e implementar as iniciativas de empreendedorismo social seriam feitos sem a obrigação social que compreende uma administração pública, pelo seus organismos federais, estaduais e municipais.O estudo será guiado de forma que passaremos dos temas referentes a administração pública, os conceitos de empreendedorismo e empreendedorismo social, análise das iniciativas feitas pelos Correios, mais precisamente no município de Porto Alegre e, então, verificando no que tange o social das referidas iniciativas. Existe também da apreciação do intraempreendedorismo social, ou seja, aquele em queum agente interno na instituição para que todos possam ser beneficiados de uma determinada iniciativa, sendo os funcionários, dependentes e sociedade, sendo que este agente interno não precisa ser necessariamente um gerente ou diretor.

2. METODOLOGIA

A metodologia utilizada para o objeto de estudo deste artigo cientifico foi caracterizado em quatro tópicos:    Delimitação: Estudo decaso dos projetos sociais nas unidades dos Correios no município de Porto Alegre; Características: Inserção de crianças da comunidade, através de projetos sociais beneficentes, como são feitos os projetos e continuidade dos mesmos; Coleta de dados: Pesquisa através de consulta ao órgão SIEE (Serviço de Integração Empresa – Empregado) dos Correios no Município de Porto Alegre. Verificar na práticacomo funciona o projeto, analisando in loco as atividades proporcionadas aos integrantes da comunidade.  Análise da Coleta: Estabelecer um parecer de quão social o projeto é mesmo, se há um empreendedorismo social estabelecido de acordo com a bibliografia consultada.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Na parte que diz respeito à fundamentação teórica serão abordados os conceitos e entendimentos quese tem em relação ao que vêm ser o empreendedorismo, empreendedorismo social, como são definidos os

empreendedores sociais, as comparações entre diversos exemplos praticados na empresa pública estadual ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Os conceitos de administração pública e responsabilidade social também serão abordados, pois muitas pessoas ainda confundem esse termo comempreendedorismo social, sendo que são termologias com conceitos distintos.

4. EMPREENDEDORISMO

O tema empreendedorismo é secular, tão antigo que achar obras literárias sobre o tema não é uma tarefa difícil, aliás, é natural já que se trata de um tema tão popular e antigo, segundo Dolabela (2006) "empreendedorismo não é um tema novo ou modismo: existe desde sempre, desde a primeira ação humana...
tracking img