Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMO SOCIAL

EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Trabalho apresentado à disciplina Metodologia de Pesquisa Científica da para obtenção da aprovação.

RESUMO

No presente artigo, procuramos apresentar os principais elementos introdutórios ao tema empreendedorismo, tomando como exemplo a realidade brasileira. Partimos da constatação de que o empreendedorismo social emerge no cenário dosanos 1990, ante a crescente problematização social, a redução dos investimentos públicos no campo social, o crescimento das organizações do terceiro setor e da participação das empresas no investimento e nas ações sociais. Atualmente, o empreendedorismo social se apresenta como um conceito em desenvolvimento, mas com características teóricas, metodológicas e estratégicas próprias, sinalizandodiferenças entre uma gestão social tradicional e uma empreendedora.
É o que procuramos apresentar, mesmo que sinteticamente e de forma introdutória, a partir dos principais conceitos, nacionais e internacionais, e de um exemplo típico brasileiro e de impacto global: as sensíveis diferenças entre empreendedorismo social e outros conceitos, como responsabilidade social empresarial e empreendedorismoprivado.
Finalizando, apontamos algumas características de entendimento do empreendedorismo social no Brasil, bem como alguns elementos sobre os desafios e possibilidades dessa nova forma e paradigma de gestão social que se apresenta como emergente e de grande poder de transformação social no cenário de um Brasil paradoxal, com muitos problemas, mas repleto de possibilidades
Palavras-chave:empreendedorismo social; gestão social; terceiro setor.

INTRODUÇÃO
O tema empreendedorismo social é novo em sua atual configuração, mas na sua essência já existe há muito tempo. Alguns especialistas apontam Luther King, Gandhi, entre outros, como empreendedores sociais.
Isso foi decorrente de suas capacidades de liderança e inovação quanto às mudanças em larga escala. Na nossa pesquisa, umadas primeiras constatações foi a pouca bibliografia sobre o assunto, não somente no Brasil como também no exterior, o que demonstra ser o tema novo e ainda estar em desenvolvimento. Já temos, inclusive, exemplos concretos que podem sinalizar um padrão específico que distingue o empreendedorismo social de outros termos e práticas relativamente similares.
Logo, e considerando o espaço e objetivodeste artigo, apresentamos os principais conceitos mais em voga, tanto na visão internacional como na nacional sobre o significado de empreendedorismo social na atual conjuntura. Abordamos também o que consideramos como tênues diferenças entre dois principais termos, que regularmente apresentam certa similitude e até confusão com o empreendedorismo social: responsabilidade social empresarial eempreendedorismo privado. Posteriormente tratamos de um dos casos mais exemplares de empreendedorismo social nacional, mas com impacto e notoriedade internacionais. Em um quarto momento, descrevemos os principais traços do conceito e caracterização do empreendedorismo social, bem como uma síntese de seu significado e fundamentação. E por final, apresentamos em linhas gerais os principais desafios epossibilidades do empreendedorismo social no Brasil, algumas considerações finais e sugestões quanto ao conhecimento sistematizado em nossa investigação. Com isso, esperamos contribuir para uma introdução mais sistematizada e contextualizada sobre o tema e ampliar o debate.
DESENVOLVIMENTO

TÊNUES DIFERENÇAS, MAS QUE FAZEM DIFERENÇA
Antes de dizermos o que é empreendedorismo social,vamos, inicialmente, explicar o que não é empreendedorismo social.
O empreendedorismo social não é responsabilidade social empresarial, pois esta supõe um conjunto organizado e devidamente planejado de ações internas e externas, e uma definição centrada na missão e atividade da empresa, ante as necessidades da comunidade. Não é uma profissão, pois não é legalmente constituída, não havendo formação...
tracking img