Desafio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHAGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
CURSO: ADMINISTRAÇÃO – 2010.2
PROF. Ticiane Lima

RESPONSABILIDADDE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

ALUNA: yara angelo rodrigues RA: 263834

ITAPIPOCA – 2010

Responsabilidade Social e meio ambiente
Desafio de aprendizagem
Etapa n° 1
Sustentabilidade
Quando se fala em desenvolvimento sustentável, sustentabilidade se pensa emmedidas sociais para desenvolver formas de redução de emissões na atmosfera.
Atualmente, a política das empresas seja ela de porte pequeno, médio ou grande de ramo de atividade: comércio varejista, alimentos, veículos, prestação de serviços dentre outros, buscam inovações, reduzir gastos e aumentar lucro. A partir daí elas desenvolvem maneiras de como gerar renda e preservar o meio ambiente,mostram que conviver com medidas de sustentabilidade não é tão difícil quanto parece. Uma empresa que pensa e age dessa forma vai além das exigências que lhe é imposta. Há quem diga esses projetos não passam de estratégias das empresas, para obterem bons resultados, ficarem vistas pela opinião pública de uma boa empresa.
Porém essa coragem de recriar, inovar seus projetos, medidas e ações dedesenvolvimento sustentável nos mostram princípios básicos de sustentabilidade como: prevenção, precaução, participação e compensação. Assim colocam-se automaticamente na frente de outras onde essas medidas são menos visíveis no meio em que atuam e para sociedade onde desenvolvem esse trabalho de preservar o meio ambiente. Elas tendem ainda promover voluntariamente programas de gestão de qualidade eambiental, algumas frisam sua função social instituindo programas e financiamentos de ações de caráter comunitário.
Essa condição implica na necessidade de uma organização simples, porém eficaz para seu bom êxodo e satisfação. Além do treinamento de pessoal para atividades ,e ainda dispõe-se a cooperar com eficiência e presteza em tudo o que for necessário para a prestação continua e sustentável dosserviços de saneamento ambiental a comunidade.
Com essa iniciativa, a sociedade, os governantes, as lideranças partidárias, sociais, comunitárias, sindicais e estudantis, são expostos a novos desafios, desafios esses que deverão ser alcançados, que só depende dos mesmos que são agentes privados e públicos.
O poder público municipal tem a oportunidade, pode e deve promover esse desenvolvimentosustentável de maneira que ele é o grande responsável por serviços públicos de maior relevância para saúde ambiental e a qualidade de vida, como alerta, o tratamento de água e esgotamento sanitário, ou seja, ter um bom planejamento de um saneamento básico de um município.
Ao poder publico cabe ainda organizar a fiscalização permanente desse planejamento de saneamento básico, recursos ambientais,implantar unidades de conservação, manter o controle das atividades poluidoras, e monitorar a qualidade ambiental nas áreas criticas.
Há muitos desafios a serem superados: dispor de recursos financeiros principalmente é preciso para colocar em prática o planejamento de programas e projetos para saneamento básico e educação ambiental para população de um município.
Mas, hoje o que podemos ver éque em alguns pequenos municípios o que há na verdade, e o que acontece é uma deficiência no nível de planejamento para melhorar as condições de vida, o bem estar da população, o seu desenvolvimento.Talvez não exista uma política de saneamento para elas claramente definidas para o saneamento ambiental.Isso ocorre na maioria das vezes porque foram planejadas,implantadas ,mas, sem a participação dacomunidade, ou seja, não são atendidas e passam a sentir conseqüências de forma a não passar despercebida como o aumento de emissões poluentes ,È falta de planejamento médio e longo prazo para as ações realizadas ao saneamento ambiental.Quando não se tem pessoas preparadas para assumir esse compromisso de mostrar para a população a importância de explorar métodos bem simples, mas bastante...
tracking img