Desafio tga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Processo e Prática
Administração

PROFESSOR EAD.: Mª RENATA MACHADO G. DALPIAZ
PROFESSOR PRESENCIAL: LUCIANA PEREIRA
PROFESSOR-TUTOR: ANDRÉ LUÍS NEGRETTO FLORINDO

RIO GRANDE / RS
2011
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
PRIMEIRO PERÍODO DE TAYLOR 4
SEGUNDO PERÍODO DE TAYLOR 5
ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA 6
ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO6
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR 7
CONCLUSÃO SOBRE TAYLOR 7
HENRI FAYOL 8
CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO 9
FUNÇÕES UNIVERSAIS DA ADMINISTRAÇÃO 9
PRINCIPÍOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO PARA FAYOL 9
ABORDAGEMS HUMANÍSTICAS, NEOCLÁSSICA EESTRUTURALISTA DA ADMINISTRA 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

INTRODUÇÃO

Ao longo de toda a sua história, o homem sempre inventou maneiras de melhor utilizar os seus esforços para, assim, conseguir melhores resultados de suas ações. Dentre todas as criações do homem, aquela que avulta e se sobressai é indiscutivelmente a empresa. Nãoexistem duas empresas iguais; as empresas apresentam enorme diversidade, isto é, elas são profundamente diferentes entre si. Por outro lado, as empresas enorme complexidade. Além disso, as empresas operam em ambientes diferentes, rodeadas de um universo de fatores econômicos, políticos, tecnológicos, legais, sociais, culturais e demográficos, que interagem entre si e se alteram, proporcionandoenorme mudança e instabilidade ao redor.
Além do mais, as empresas não são autônomas nem auto- suficientes. Elas precisam ser governadas. Ou melhor, administradas. Elas requerem diretores, gerentes, chefes, supervisores, encarregados etc., ou seja, todo um amparo administrativo, isto é, um grupo de pessoas qualificadas, para sua adequada administração.
Desse modo, tanto as empresas como a suaadministração envolvem enorme complexidade e diversidade. Mas ambas, empresa e administração, constituem aspectos recentes na história do homem. Por incrível que pareça, apesar do fato das empresas terem adquirido suas feições atuais a partir da Revolução Industrial, que ocorreu no decorrer da segunda metade do século XVIII, somente a partir do início deste século é que a administração começou areceber atenção e estudos mais profundos da parte de alguns pioneiros, que gradativa e lentamente foram tateando, mapeando e ampliando o terreno complexo das empresas e assentando as teorias a respeito de sua adequada administração.
Assim, teremos o conceito de administração, onde diz que a tarefa da administração é interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarialpor meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos.
A palavra administração sofreu formidável aprofundamento e ampliação em seu significado. E o administrador, seja ao nível de diretor de empresa, gerente de departamento, chefe ou ainda supervisor se seção, passou a ser umafigura indispensável em todos os tipos de organizações humanas nestes últimos tempos.

FREDERICK WINSLOW TAYLOR
(Administração Científica - 1911)

PRIMEIRO PERÍODO
Taylor iniciou suas experiências e estudos pelo trabalho do operário e, mais tarde, generalizou as suas conclusões para a Administração geral: sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima e das partes para otodo.
O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação do seu livro Shop Management (Administração de Oficinas) (1903) onde se preocupa exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho do operário, através do Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-Time Study).  
Claude S. Geoge Jr., salienta em essência, o que procurou dizer em Shop Management foi que:
1....
tracking img