Desafio de aprendizagem tga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
CURSO ADMINISTRAÇÃO (2011/2)
Monica Satolani









TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

















POLO DE APOIO PRESENCIAL PORTO ALEGRE/RS 2011







INTRODUÇÃO




Neste trabalho apresentaremos alguns conceitos sobre a Teoria da Administração sendo eles: Surgimentodas Teorias Administrativas tratando desde a Revolução Industrial e os processos decorrentes a partir do mesmo; Contribuição de povos antigos que explora uma herança que estes deixaram ; Características dos Precursores da Administração que apresenta os conceitos de dois grandes contribuidores da área administrativa: Taylor e Fayol.SURGIMENTO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO


A partir do Século XVIII, a Revolução Industrial impulsionada pelo surgimento da máquina a vapor e das fábricas, caracterizou-se pela mecanização da indústria e aceleração dos transportes e comunicações.
Todos estes fatos modificaram os padrões sociais, osartesões passaram a ser controlados pelo capitalismo e assim, foram sendo desenvolvidos os métodos de produção em massa para atender o consumo da sociedade.
O grande êxodo rural americano e outros problemas causaram a procura de emprego nas indústrias, sendo necessários estudos científicos para ajustar e adequar melhores métodos para o gerenciamento das indústrias.
Os métodos de produçãoem massa, padronização e a divisão de tarefas começaram a ser estudados surgindo então, os estudos sobre a Teoria da Administração.


CONTRIBUIÇÕES DE POVOS ANTIGOS
Algumas contribuições deixadas pelos povos antigos foram importantes para os estudos das teorias da administração.
➢ Egípcia - burocracia administrativa
➢ Babilônios - registros de transaçõescomerciais e controle
➢ Assírios - depósitos de suprimentos e colunas de transportes (logística)
➢ Grega - democracia
➢ Romanos - criadores dos tributos
➢ Chineses – planejamentos
➢ Igreja Católica – hierarquia e disciplina








CARACTERÍSTICAS DOS PRECURSORES DA ADMINISTRAÇÃO
Taylor teve destaque pelo estudo científico dostempos e movimentos, adequando a mão de obra de acordo com as habilidades de cada profissional. Sugeriu a padronização do trabalho e das atividades de transformação. Seus estudos se concentraram em chegar a um salário justo e enxuto e acabar com a vadiagem do operariado nas indústrias.
Fayol foi por um diferente caminho, preocupou-se com a separação da empresa em departamentos e suas funções,voltado para as estruturas organizacionais.














































CONSIDERAÇÕES FINAIS


Visto todos os conceitos apresentados podemos afirmar que administração vem a acrescentar valores à empresa, crescimento, valorização de pessoas, visão e objetividade nas tarefas, dentre outras atribuições.
AAdministração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A Administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização a fim de alcançar objetivos. Assim, a Administração é imprescindível para a existência,sobrevivência e sucesso das organizações. Sem ela, as organizações jamais teriam condições de existir e crescer.





REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

• ARAÚJO, Luis César G. Teoria Geral da Administração: aplicação e resultados nas empresas brasileiras. Ed. Atlas, SP, 2004.
• DRUCKER, Ferdinand P. A Profissão de Administrador. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 1998
•...
tracking img