Desafio filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Com este trabalho temos a finalidade de saber quais as características entre filósofos e assistentes sociais. Como se deram as mudanças desde a época em que tudo se iniciou, tanto na filosofia como no serviço social, as diversas formas de colocar em prática a teoria que estudamos, criando em cada um seu jeito particular de atuar.


Filosofia e Serviço Social
A buscaapresenta-se na palavra grega "filosofia" como amor à sabedoria. O pensamento filosófico é pessoal uma vez que cada filósofo não só vê o mundo à sua maneira, como também se questiona a partir das suas inquietações, envolvendo-se integralmente no seu questionamento: coloca-se em causa ao reconhecer a sua ignorância e faz uma verdadeira revolução interior ao procurar quebrar os limites do senso comum dentro doqual foi educado e que, com o passar dos anos, formou um conjunto de camadas de inconsciência que lhe roubou a visão correta da realidade.
Para readquirir essa visão é necessário enfrentar os fantasmas que condicionam os homens e os impedem de viver uma existência autêntica, que deve ser encarada como uma vida plena, completamente liberta de constrangimentos que impeçam a liberdade e oseu pleno usufruto, a que os homens costumam chamar felicidade. A ciência é um saber coletivo e o cientista só pode investigar de forma autêntica, integrado numa comunidade científica e especializando-se numa área restrita. Filosofia vem do grego amor, amizade sabedoria modernamente é uma disciplina onde envolve estudo, analise e discussão formando uma visão do mundo em uma situação geral. Ondefoi gerada por uma curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações da sua própria realidade, as interpretações aceitas pelo homem constituem inicialmente a base do seu conhecimento. Estas interpretações adquiridas, enriquecidas e repassada de geração em geração. Ocorrem inicialmente através da observação dos fenômenos naturais e sofrem influência das relações humanaestabelecidas até a formação da sociedade, isto em conformidade com os padrões de comportamentos éticos ou morais tidos como aceitáveis em determinada época por determinado grupo ou determinada relação humana. A partir da filosofia surge a ciência, pois o homem reorganiza as inquietações que assolam o campo das idéias utiliza-se dos experimentos para interagir com sua própria realidade. Assim apartir da inquietação, o homem através de instrumentos e procedimentos equaciona o campo das hipóteses e exercita a razão. São organizados os padrões de pensamentos que formulam as diversas teorias agregadas ao conhecimento humano. Contudo o conhecimento científico por sua própria natureza torna-se suscetível às descobertas de novas ferramentas ou instrumentos que aprimoraram o campo da suaobservação e manipulação, o que em última análise, implica tanto na ampliação, quanto no questionamento de tais conhecimentos. A filosofia surge como a mãe de todas as ciências
Definições dos Filósofos sobre a Filosofia.Em "Eutidemo" de Platão, é o uso do saber em proveito do homem, o que implica em, 1º, posse de um conhecimento que seja o mais amplo e mais válido possível, e 2º, o uso desseconhecimento em benefício do homem.Para René Descartes, significa o estudo da sabedoria. Para Thomas Hobbes, é o conhecimento causal e a utilização desse em benefício do homem.Para Immanuel Kant, é ciência da relação do conhecimento à finalidade essencial da razão humana, que é a felicidade universal, portanto a Filosofia relaciona tudo com a sabedoria, mas através da ciência.Para John Dewey, é a crítica dosvalores, das crenças, das instituições, dos costumes, das políticas, no que se refere seu alcance sobre os bens ("Experience and Nature", p. 407).
Para Johann Gottlieb Fichte, é a ciência da ciência em geral.
Para Auguste Comte, é a ciência universal que deve unificar num sistema coerente os conhecimentos universais fornecidos pelas ciências particulares.
Metafísica: a Filosofia é o único...
tracking img