Desafio de teoria administracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desafio – Teorias da Administração

Fac Campinas - Pólo 01 - Administração - 2º Semestre
Prof. Ms. Mônica Satolani






[pic]











Nomes do Grupo R.A.

Eumar Paulino de Carvalho Lemos 1099446166
Janaina da Silva 2321383486
Leila Galvão2349369575
Lucinéia Regina Lana dos Santos 2306317690
Marianne Stella Galusni dos Santos 2301303172







Introdução

O objetivo de nosso trabalho é definir, por meio de pesquisas, a Administração como habilidade humana, e suas características; apresentar os acontecimentos sociais que antecederam e ocasionaram os Estudos relacionados ás Teoriasda Administração.











































Etapa 1

A Administração como habilidade humana e o Surgimento das Teorias da Administração

A Administração, no que se diz respeito ás habilidades humanas, consiste em gerir as competências e suprir as necessidades das pessoas no nível organizacional, com o objetivo de aperfeiçoar seudesempenho profissional por meio da motivação.
Segundo Chiavenato (2000, p. 3), a habilidade humana “[...]consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”. 

“O administrador trabalha com pessoas e equipes e faz uso delas para conseguir resultados através da liderança, comunicação, motivação e naconstrução de talentos.” (CHIAVENATO, 2007, p. 70).

O Surgimento das Teorias da Administração deu-se a partir da Revolução Industrial (final do século XVIII, ao início do século XX), onde o trabalho manual foi sendo substituído pelo mecânico. Sendo implementadas as máquinas, surgiu então a necessidade da mão de obra qualificada para operá-las, ou seja, a especialização do operário.
No final do séculoXIX, o engenheiro mecânico e economista norte-americano Frederick Winslow Taylor, defendia a ideia de que, produzir mais em menos tempo, e com qualidade, acelerava o processo produtivo e a Empresa obteria mais lucros; era necessário apenas aumentar a quantidade de operários e maximizar as atividades por eles realizadas. Os operários não discutiam ordens, apenas faziam o que era imposto á eles, ouseja, a gerência planejava, e os operários realizavam as tarefas, sem que os mesmos obtivessem conhecimento da forma como se chegava ao objetivo final da Organização.
Henry Ford, por sua vez, seguia a mesma linha de pensamento de Taylor, porém, desenvolveu o sistema de organização do trabalho industrial , dando introdução ás linhas de montagem, onde o operário se especializava em apenas uma etapado processo produtivo e repetia a mesma atividade durante toda a sua jornada de trabalho, provocando no mesmo uma alienação física e psicológica.
Com a racionalização do trabalho, o treinamento, a especialização de pessoal e o controle da produção, a indústria maximizou seus lucros, e estes procedimentos obtiveram sucesso; desta forma, várias Empresas da época adotaram-nos em sua produção, ealgumas utilizam-se dos mesmos até os dias atuais.

“Ao longo do tempo, a popularização desses conceitos fez com que a demanda por mercados consumidores, matéria prima e mão de obra aumentassem. A indústria que melhor conseguiria atingir e reproduzir as concepções instituídas por Ford e Taylor teria oportunidade de conquistar novos mercados e superar os demais concorrentes comerciais. Até a segundametade do século XX, estes modelos influenciaram o processo de industrialização em várias partes do mundo.” (Rainer Sousa
Graduado em História – Membro da Equipe Brasil Escola)

Considerações Finais

Diante do conteúdo abordado, concluímos que a Administração sofreu inúmeras transformações ao decorrer do tempo até o contexto atual, e que estas mudanças estão cada vez mais rápidas e...
tracking img