Cinematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Prof. Lívia Fernandes dos Santos



HIPÓTESE DE OPARIN OU HETEROTRÓFICA



← No final do século XIX, vários cientistas consideraram a possibilidade de os primeiros seres vivos terem evoluído de certos compostos orgânicos formados nos mares primitivos sob certas condições favoráveis como:

← Água líquida acumulada nas depressões da superfícies terrestre;

←Presença dos elementos carbono, hidrogênio, oxigênio e nitorgênio principalmente nos gases, metano, amônia, água e hidrogênio;



← Oparin, cientista russo, propôs no início do século XX uma teoria de origem da vida: compostos simples de carbono teriam formado moléculas mais complexas evoluindo para protomoléculas;

← Proteínas e outras moléculas orgânicas formariam coacervados que seriamcapazes de incorporar novos materiais tornando-se mais complexos;

← Na década de 1950, Stanley Miller simulando a composição da atmosfera primitiva, conseguiu demonstrar a formação de compostos orgânicos, como aminoácidos;

← O cientista Sidney W. Fox, baseou-se nos resultados dos experimentosde Miller para nova experiência;



← Fox submeteu o aquecimento prolongado umamistura seca de aminoácidos e após o resfriamento formou-se moléculas mais complexas apresentando as caracteristicas das proteínas encontradas nos seres vivos;

← Os resultados de Miller e Fox reforçou a idéia de Oparin que a vida surgiu na Terra a partir da organização matéria inorgânica em orgânica.

← A matéria orgânica sofreu transformações até a formação dos primeiros coacervados;← Estes continuando se transformando originando a primeira forma de vida unicelular, heterotrófica e sem um ancestral vivo;



← Sabe-se que atualmente os seres vivos podem ser divididos em dois grupos de acordo com o modo como obtêm seu próprio alimento.

← - Autótrofos: (do grego, autós = próprio, trophos = alimento) são organismos que produzem seu próprio alimento utilizandoenergia e material inorgânico do ambiente.

← - Heterótrofos: (do grego, hetero = diferente, trophos = alimento) são organismos que não conseguem fabricar seu próprio alimento e precisam retirar do ambiente sua fonte de alimentação.

← Até pouco tempo atrás, os cientistas acreditavam que os primeiros seres vivos eram heterótrofos.

← A teoria é defendida com o argumento de que osheterótrofos possuem uma maquinaria mais simples, sem a capacidade de produzir seu próprio alimento. A energia era retirada dos alimentos que eles consumiam através de um processo simples, semelhante à fermentação. Na fermentação, a energia é produzida através da quebra de moléculas orgânicas do alimento, gerando compostos mais simples.



← Ainda segundo essa teoria, com o passar dos anoso alimento disponível ficou escasso e algumas linhagens de seres vivos evoluíram, adquirindo a capacidade de fabricar seu próprio alimento, constituindo assim, os seres autotróficos, que provavelmente utilizavam a luz como fonte de energia para a produção de seu alimento.



← 1) Qual foi a importância do trabalho de Louis Pasteur, na qual utilizou frascos com “pescoços de cisne”?← 2) Qual é a principal diferença entre as idéias sobre as hipóteses da Geração Espontânea e da Biogênese para explicar a origem da vida?

← 3) A hipótese mais aceita para explicar a origem da vida sobre a Terra propõe que os primeiros seres vivos eram heterótrofos.

← A) que condições teriam permitido que um heterótrofos sobrevivesse a Terra primitiva?

← B) que condiçõesambientais teriam favorecido o aparecimento posterior de autótrofos?

← C) Além das condições ambientais, qual o outro argumento para não se aceitar que o primeiro ser vivo tenha sido autótrofo?







































Do que trata a Biologia?

* A Biologia estuda a vida, os seres vivos e as relações que eles estabelecem entre si e...
tracking img