Desafio de tecnicas de recrutamento e seleção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos





Disciplina: Técnicas de Recrutamento e Seleção

Professora: Profa. Cristiane Vinholi de Brito

Desafio de Aprendizagem




ACADÊMICOS:

Cintya Luciana Lima Conde Miyazaki - RA 343300

Fábio Wendt Reis – RA 330782

Lenita Masoller Wendt –RA 330783

Lorena Coelho de Souza – RA 343920

Simone Coelho Sagica – RA 346649





Belém/PA

29 de maio de 2012



RELATÓRIO







Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para a avaliação da Disciplina Técnicasde Recrutamento e Seleção para obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.


1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade a apresentação de proposta à Brasil Confecções, empresa atuante no ramo da indústria do vestuário, visando a contratação de profissional com formação na área de Recursos Humanos com ênfase em recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoal.Para perfeita compreensão da importância da proposta apresentamos, primeiramente, os conceito de recrutamento e seleção e, dando continuidade ao trabalho, justificaremos a necessidade da contratação do profissional, descreveremos o cargo a ser preenchido com a definição de suas competências e técnicas de seleção, visando o alcance de um resultado de excelência.

2. DESENVOLVIMENTO

a)Justificativa

A necessidade crescente de ações que envolvam responsabilidade social e ambiental, segurança do trabalho, saúde e qualidade de vida, exigem que as empresas adotem uma postura proativa que resulte no aumento da competitividade frente aos mercados nacional e internacional. A Brasil Confecções, empresa atuante no ramo de vestuário, especificamente de EPIs – Equipamentos deProteção Individual, vem crescendo em progressão geométrica. A procura por esse tipo de mercadoria faz com que as empresas do ramo fiquem em evidência. Contudo, apesar da expansão apontada, para permanência no mercado é primordial que a empresa se destaque das demais atuantes no mesmo ramo de atividade. Um dos diferenciais que tornam uma organização única, é seu corpo funcional. Assim, um processo decontratação de profissionais bem conduzido é requisito para o sucesso da empresa.

Após visita em empresa do mesmo ramo e porte, com o objetivo de avaliar possíveis necessidades de contratação e modernização na gestão de recursos humanos e impacto na imagem passada ao mercado, percebemos que a Brasil Confecções poderá melhorar seu desempenho comercial e econômico com ações direcionadas.Para tal, apresentamos à Brasil Confecções, proposta de contratação de profissional que dará suporte à área de recursos humanos da empresa.

Iniciaremos nossa proposta conceituando recrutamento e seleção.

• Recrutamento - consiste na procura e atração de candidatos em número suficiente que permita um bom processo de seleção. No entendimento de Câmara, Guerra e Rodrigues(2003): “O recrutamento refere-se ao processo que decorre entre a decisão de preencher um cargo vago e o apuramento dos candidatos que preenchem o perfil da função e reúnem condições para ingressar na empresa”. Suas fases são a pesquisa interna, pesquisa externa e definição de técnicas. O recrutamento pode ser interno, externo ou misto.

• Seleção - é o momento da escolha e tomada dedecisão do candidato que ocupará o cargo disponível” (Câmara, Guerra e Rodrigues, 2003). Conforme Chiavenato (1991), existem cinco grupos de técnicas de seleção: entrevista, provas de conhecimentos ou de capacidade, testes psicométricos, testes de personalidade e técnicas de simulação.

b) Descrição do cargo

Para a contratação do profissional, é de vital importância que procedamos a...
tracking img