Desafio de psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

*Apresentação

* Humilhação social um problema político em psicologia


* A desigualdade e a invisibilidade social na formação da sociedade brasileira

* A invisibilidade social


* Sofrimento psíquico enfrentado pelos sujeitos socialmente excluídos

* Os Garis

* Entrevistas com trabalhadores que vivenciam sofrimento psíquico

*Considerações Finais

*ReferênciasBibliográfica

Apresentação

Este ensaio é referente aos questionamentos e textos apresentados quanto à relação existente entre a psicologia e o Serviço Social que foi requerido pela professora da disciplina de psicologia Social, professora a distancia Helenrose A. da S. Pedroso Coelho e a professora presencial Wládia Souza. Para realização deste trabalho foram utilizados textos auxiliaresdisponibilizados pelos professores juntamente com o livro da disciplina e os Slides apresentados nas aulas. O trabalho em si teve como intuito realizar discussões a respeito do tema levantado e fundamentar-se para a atuação, sob uma ótica psicológica, do profissional do Serviço Social. “A fim de que possamos compreender o que é psicologia se faz profundamente necessário analisarmos a sua definiçãoenciclopédica, é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem”. De forma sintética nós podemos dizer que a psicologia é o estudo de tudo, como nós vemos o mundo e a nós mesmos e as outras pessoas, a natureza e todas as coisas e situações que vivemos e presenciamos em nossas vidas. Podemos dizer que psicologia é algo enigmático o ser em busca dodesconhecido, é tentar buscar e revelar o que ainda não foi revelado representa a busca o conhecimento. Um distanciamento para com o mundo, psicologia era um espanto e uma admiração para com a natureza. O livro de estudo em sala de aula nós ajudou muito, pois é um livro de grande porte “Psicologia social contemporânea”. De discutirmos idéias e opiniões.





Humilhação SocialA humilhação social corresponde a um caso particularmente doloroso de angústia: um afeto mórbido derivado da exposição do homem pobre a mensagens de inferioridade social. Mensagens que lhe são assiduamente dirigidas pelos outros e pela cidade. Também mensagens mudas: são palavras ou são circunstâncias públicas que lhe parecem como o perpétuo lembrete de que não estão em casa.
O sentimento dadignidade humana parece desfeito. Deixa de ser espontâneo. É preciso um esforço de atenção para conservá-lo. Um esforço nem sempre eficaz para o humilhado – um cidadão pobre não é humilhado porque sente ou imagina sê-lo: o sentimento e a imaginação estão fincados numa situação real de espoliação econômica (Privar de alguma coisa ilegitimamente, por fraude ou violência; roubar, despojar,esbulhar). E aviltamento público (Envilecimento desonra descrédito. Humilhação, rebaixamento). A relevância social da psicologia social tem sido um tema presente há várias décadas em diferentes âmbitos de debate deste ramo da psicologia. A este respeito têm se apresentado diversas propostas que reivindicam concepções alternativas da ciência, da realidade, das práticas sociais, dos modos de pesquisá-las.Dentre essas propostas, podemos citar a psicologia para a libertação, psicologia social crítica, psicologia discursiva, psicologia para emancipação. Neste artigo resgatamos a idéia de práxis da psicologia social crítica, desenvolvida como proposta teórica, nas tendências mencionadas, porém com pouco impacto no plano de ação, o que é um paradoxo, se considerar que é precisamente neste plano que taispropostas adquirem sentido. Sugerimos ainda a incorporação dos diferentes atores sociais em todas as etapas das investigações orientadas por essas concepções, considerando condição necessária para a compreensão e transformação das práticas sociais dos setores que constituem o foco de interesse das referidas propostas. A problemática habitacional de moradores em comunidades de escassos recursos...
tracking img