Desafio de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

TEORIA DA CONTABILIDADE
ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

PROMISSÃO
2010

 

 

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

TEORIA DA CONTABILIDADE

Trabalho de Curso apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera- Uniderp, como requisito parcial para a avaliação dadisciplina de Teoria da Contabilidade

Orientador: Professora Rita Braga

 

Promissão
2010

O presente estudo é baseado na análise das demonstrações financeiras das empresas Petrobrás Energia Participaciones SA. e Vale SA. A partir da análise do Balanço Patrimonial, da Demonstração do Resultado do Exercício e da Demonstração do Fluxo de Caixa, seguem asseguintes respostas:

a) Os Balanços Patrimoniais das duas empresas analisadas estão estruturados de acordo com as Leis nº 11.638/07 e nº 11.941/09.
Quanto aos pareceres dos auditores independentes, tem-se que, em relação à empresa Petrobrás Energia Participaciones SA, foram feitas algumas ressalvas, dentre elas, o fato de que os registros contábeis relativos aos exercícios iniciados a partirde 01 de janeiro de 2002 foram reconstituídos pelos administradores da controlada e os exames foram efetuados a partir de cópias de documentos, contratos, planilhas de controles, etc., mantidos em arquivo pela controladora Petrobrás Energia Participaciones SA, uma vez que os documentos originais foram arrestados e estão em poder das autoridades federais e se encontram indisponíveis. Constatou-seainda que a empresa apresentou patrimônio líquido positivo, mas a sua Administração vem implementando medidas para a melhoria patrimonial e financeira, as quais estão proporcionando aumento na geração positiva de seu fluxo de caixa.
Em relação à empresa Vale SA. , não há ressalvas por parte dos auditores independentes.

b) As Demonstrações do Fluxo de Caixa de ambas as empresas estão deacordo com a proposta da Lei nº11.638/07.
Comparando as duas demonstrações, tem-se que, na empresa Petrobrás Energia Participaciones SA. , o saldo final de caixa e equivalentes, referente ao exercício compreendido entre 01/01/2009 a 31/12/2009, foi bastante superior em comparação aos exercícios anteriores. O mesmo não ocorreu com a , Vale SA., cujo saldo final foi menor do que o verificado noexercício anterior.
Em relação aos métodos utilizados, a Petrobrás Energia Participaciones SA. utilizou o método direto, enquanto que a Vale SA valeu-se do método indireto.

c) Critérios de avaliação da empresa Petrobrás Energia Participaciones SA. em relação aos:
ESTOQUES: São registrados pelo custo médio de aquisição ou produção, ajustados ao valor de mercado e das eventuais perdas, quandoaplicável.
IMOBILIZADOS: São avaliados ao custo de aquisição e/ou construção, acrescido de juros capitalizados durante o período de construção, quando aplicável, para os casos de ativos qualificáveis. As depreciações são calculadas pelo método linear de acordo com as taxas demonstradas na nota explicativa nº 13. Os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividadesda Sociedade e de suas controladas, originados de operações de arrendamento mercantil do tipo financeiro, são registrados como se fosse uma compra financiada, reconhecendo no início de cada operação um ativo imobilizado e um passivo de financiamento, sendo os ativos também submetidos às depreciações calculadas de acordo com as taxas demonstradas na nota explicativa nº 13. A Sociedade e suascontroladas não optaram pela adoção da prática de revisão dos custos históricos dos bens do ativo imobilizado e utilização da prática do “custo atribuído”.
EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS: São reconhecidos, inicialmente, pelo valor justo, no momento do recebimento dos recursos, líquidos dos custos de transação nos casos aplicáveis. Em seguida, passam a ser mensurados pelo custo amortizado, isto é,...
tracking img