Desafio de aprendizagem sobre teorias da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Administração de Empresas






DESAFIO DE APRENDIZAGEM SOBRE TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO


















Echaporã-sp
2011


INTRODUÇÃO




Este trabalho tem por finalidade explanar sobre o surgimentoda teoria administrativa até a administração contemporânea dissertando os conceitos e importância da administração baseado em estudiosos e suas ideologias, e também as competências e habilidades de um administrador. As teorias mais importantes para o desenvolvimento das organizações e suas contribuições, definições, históricos e origens das teorias administrativas que são um conjunto de normasprincipais que se completam com objetivo de máxima eficiência e eficácia.




















Ao se tratar da Teoria Geral da Administração, abordam-se as Teorias
Administrativas que são, em seu conjunto, um compêndio de normas principais que se complementam, para levar a ciência administrativa ao dia a dia das pessoas e das organizações como um todo, nointuito de gerar desenvolvimento, com objetivo precípuo de máxima eficácia e eficiência, gerando produtividade e lucro.
As Teorias Administrativas tiveram sua importância reconhecida a partir do início do século XX, quando, após o advento e conseqüências da Revolução Industrial, era necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens era um fatoconcreto e existia a urgência em organizar e controlar tal produção.
Antes desse período, as indústrias produziam artesanalmente, suas formas de produção eram rudimentares e adotavam normas próprias normas de acordo com as necessidades, independente do lugar ou época em que estivessem inseridas.
A administração como ciência é relativamente recente porque os estudos mais profundos e que realmentemudaram o perfil deste conjunto de conhecimentos, datam do final do século XIX e início do XX, quando trouxeram importância e reconhecimento desta ciência junto às demais,porque houve a verificação prática de que o desenvolvimento social e econômico passava pelas organizações, que, conforme fossem administradas, trariam progresso onde estivessem situadas.
Portanto, ao se tomar conhecimento danecessidade que atualmente se faz do estudo mais aprofundado da ciência administrativa, e dar elevância dada ao mesmo, pode-se considerar que, no contexto social, econômico e político no qual se vive não há um único lugar no planeta que não demande ser administrado. Sem os critérios adotados atualmente pela Administração, dificilmente uma organização sobrevive. É necessário o exercício de planejar,organizar, liderar, executar e controlar.
As funções básicas são essenciais para o administrador, como condição imprescindível para entender e atuar no mundo do trabalho do século XXI, que passa por mudanças em alta velocidade.
Todos os estudiosos, independente da área do conhecimento à qual pertençam, são unânimes em afirmar que há “muita pressa” em se busca soluções para tudo que gera dificuldadeem ser resolvido e, para resolver problemas dessa natureza, somente o conhecimento e as informações geradas por ele poderão dar a certeza de se poder contar sabiamente com as soluções solicitadas.

Dentre os principais fatos que caracterizam os primórdios da Administração estão os fatos históricos, sociais, políticos e econômicos, caracterizando o cenário no qual estão contidas as organizaçõesdo passado.
As características mais marcantes nas organizações, em meados do século XVIII, estavam voltadas ao artesanato, com seus artesãos atuando em pequenas oficinas/escolas e aos profissionais autônomos. Nessa época a sociedade era diferente dos dias atuais.
A Administração recebeu influências que moldaram seu futuro caráter científico. Grandes filósofos da Idade Antiga deixaram em seus...
tracking img