Desafio de aprendizagem de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO.

INTRODUÇÃO- 03
ETAPA 01
FUNDAMENTOS ECONOMICOS- 04
RELATÓRIO-06
ETAPA 02
MICROECONOMIA: FORMAÇÃO DE PREÇOS-07
RELATÓRIO-08
ETAPA 03
PRODUÇÃO E MERCADO-09
RELATÓRIO-10
ETAPA 04
EXEMPLOS DE OFERTA-11
EXEMPLOS DE PROCURA-12
RELATÓRIO-13
ETAPA 05
MACROECONOMIA
POLITICA MONETÁRIA-14
POLITICA ECONOMICA -15
POLITICA FISCAL-16
RELATÓRIO FINAL-17

INTRODUÇÃO.
Essetrabalho tem como propósito demonstrar em suas cinco etapas a importância e a influência da economia nas empresas. Conceituando e exemplificando sempre com casos reais os fundamentos econômicos, microeconomia e formação de preços, comportamento da oferta e da demanda e apresentará ainda a macroeconomia, mostrando os efeitos das políticas governamentais nas organizações.
E com base em todos os relatóriosapresentados, será apresentado ainda um relatório final.

FUNDAMENTOS ECONÔMICOS.

CUSTO DE OPORTUNIDADE.

EXEMPLO 1.

No caso da agra-indústria por exemplo. Onde os antigos produtores de algodão na região do Centro-Sul do estado do Ceara. Diminuiu sua produção que era de 32 Toneladas safra, para 04 toneladas. Investindo em outras culturas, como do arroz e do milho, onde essas lavourastiveram um acréscimo de 60% em sua produção, deixando de ser uma agricultura familiar, onde atingia na região uma produção de 18 toneladas em 2000, passando a produzir 61 toneladas em 2010.
EXEMPLO 2.

Usando os mesmos equipamentos, as Fabricas de Causados do Juazeiro do Norte-Ce, mudam rotineiramente, deixando de produzirem produtos populares, passando a produzir modelos quase sempre paraexportação aumentando assim seu faturamento.

CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO.
No setor automotivo, houve um elevado aumento nas marcas de automóveis no país formando uma Curva de Possibilidade, onde a necessidade de mais veículos. Com o aumento da renda interna da população, fez com que empresas de diferentes marcas e modelos, vise no Brasil um novo horizonte para seus produtos.

PRODUTOELÁSTICO.
A crise bovina no sul do país no início desse ano teve uma queda na sua produção determinada principalmente, por casos isolados de febre aftosa na região vizinha, no Paraguai. Aumentando em até 12% o preço por arroba, fazendo com que a população local, diminui-se o consumo de carne bovina passando assim a consumir mais carne de frango.

PRODUTO INELÁSTICO.

Com as guerras ocorridas emalguns países produtores de petróleo, houve um aumento consistências nos barris de petróleo, fazendo com que no Brasil, mesmo sendo um dos maiores produtores de petróleo, teve mesmo assim que aumentar o preço da gasolina em 8% do valor nas bombas, no período de maio a junho.

RELATÓRIO.
Atualmente as empresas que se utilizam de custos de oportunidade estão focando a visão para um mercado e umpara o produto que tende a lhe propor mais lucro, em uma mesma região podemos observar o crescimento de um determinado produto e queda de outro, os investidores procuram aplicar o seu capital onde terá maior rentabilidade, procuram pelo produto que o mercado quer aquele que ira chegar mais rápido ao mercado, que o retorno do investimento seja quase imediato, sendo no comercia interior paracrescimento do país ou para o comercio exterior, independente da metodologia utilizada as oportunidades são aplicadas para que as empresas e os investidores tenham um maior faturamento.
Com o aumento da renda interna do país, e empresas geram lucro para dentro do mesmo, podemos observar que com isso que o poder aquisitivo das classes aumenta tendo em vista que os consumidores também, havendo assim anecessidade de um crescimento no mercado, ampliam-se empresas nacionais, as oportunidades de emprego, crescimento da empresa e com isso passam a atrair multinacionais para ofertarem diferentes produtos para os diferentes consumidores.
Com aumento das ofertas para os consumidores pode-se também perceber o efeito elástico e inelástico dos produtos, que são aqueles de são de necessidades primarias ou...
tracking img