Dequervain

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sindrome de de quervain

Origem:

Síndrome de De Quervain (enfermidade de De Quervain, torcedura da Lavandeira, tendinite estenosante de De Quervain) é uma forma de tendinite crônica identificada e descrita em 1895 por Fritz de Quervain.

A tendinite estenosante de De Quervain é a constrição dolorosa da baínha comum dostendões dos músculos abdutor longo e extensor curto do polegar, nochamado primeiro compartimento dorsal. O processo inflamatório da baínha causa a diminuição do seu espaço, comprimindo os tendões.

O quadro clínico apresenta dor de caráter insidioso podendo apresentar-se agudamente, na região dorsal do polegar e no processo estilóide do rádio, com a cronicidade do quadro, o paciente refere dificuldade para segurar objetos (como uma xícara) que exigem a posição "emgarra" do polegar. Queixas de dor ocorrem ao torcer a roupa, abrir a porta com chave, abrir tampa de lata etc.


[editar]Sinais e sintomas

Os sintomas são dor, enrijecimento e inchaço no lado do polegar do pulso.


[editar]Diagnóstico

O teste de Finkelstein é usado para diagnosticar a síndrome de de Quervain em pessoas que têm dor no punho. Para realizar o teste, o polegar é colocadona mão fechada e a mão é torcida em direção ao dedo mínimo - desvio ulnar (como visto na figura) - para testar se ocorre dor no punho abaixo do polegar. A dor pode ocorrer em um indivíduo normal, mas se severa, há chances de ser a síndrome de de Quervain. A dor se localizará no antebraço, no lado do polegar, cerca de uma polegada abaixo do punho.


INCIDÊNCIA

[pic]


Acometendo maisfrequentemente as mulheres na faixa etária entre 30 e 50 anos, numa razão de 8/1 em relação aos homens, entre a 3° e 6° década, por fatores traumáticos, metabólicos, reumáticos, idiopáticos e ocupacionais.


SINAIS E SINTOMAS
Apresenta dor aguda, na região dorsal do polegar e no processo estilóide do rádio. Essa patologia está associada principalmente a trauma crônico secundário e sobrecargadas atividades diárias das mãos e punho, podendo também ser causada por outros fatores, mas em muitos casos não há uma causa bem definida, podendo apresentar como complicações: dor crônica, perda da força, perda do movimento do polegar e também, de forma rara, pode ocorrer à ruptura do tendão. 

DIAGNÓSTICO
É muito importante que o médico na hora do exame clínico pergunte ao paciente suaprofissão, os sintomas, há quanto tempo esta sentindo esta dor, com que intensidade esta dor o afeta durante o dia. Uma anamnese bem feita ajuda muito no diagnóstico diferencial, que no caso, seriam outras doenças relacionadas com sintomas parecidos, além de se poder realizar um tratamento precoce.
Deve se pedir também todos os exames necessários, desde um raio-X, a uma tenografia de De Quervain, umultrassom, ao diagnóstico de um fisioterapeuta.
O diagnóstico fisioterápico é obtido através da manobra de Finkelstein, é usado para diagnosticar a síndrome de De Quervain em pessoas que têm dor no punho. Para realizar o teste, o polegar é colocado na mão fechada e a mão é torcida em direção ao dedo mínimo - desvio ulnar (como visto na figura) - para testar se ocorre dor no punho abaixo do polegar. Ador pode ocorrer em um indivíduo normal, mas se severa, há chances de ser a síndrome de De Quervain. A dor se localizará no antebraço, no lado do polegar, cerca de uma polegada abaixo do punho.



[pic]

[pic][pic]

TRATAMENTO
O fisioterapeuta poderá lançar mão de alguns recursos cinesioterápicos para efetuar o tratamento do paciente, como o alongamento, a mobilização articular, osexercícios livres, assistidos e os exercícios resistidos, que são estes frequentemente utilizados na reabilitação do paciente, podendo também ser visto um pequeno inchaço na região. Outros tipos de tratamentos menos convencionais são a infiltração local com anestésico e corticóide e em último caso a cirurgia.

PREVENÇÃO

•         Relaxar as mãos durante o trabalho;
•         Alternar o uso do...
tracking img