Depoimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Check-up: rotina que pode salvar vidas
A partir dos 30 anos, aumenta a necessidade de fazer exames básicos e consulta periódica; na rede pública, espera de mais de 60 dias [pic][pic]


Curitiba - Qualquer médico afirma com segurança que o trabalho de prevenção de doenças deve ser iniciado o mais cedo possível. Não necessariamente com consultas ou exames, mas obrigatoriamente por hábitossaudáveis. No entanto, com uma certa idade, a prevenção com o apoio médico passa a ser necessidade. E é a partir dos 30 anos que a realização de exames básicos e a consulta períodica viram recomendação.

Para o vice-presidente da Sociedade Paranaense de Clínica Médica e geriatra Luiz Antonio Sá, o check-up como prevenção é ''o grande trabalho da Medicina''. Ao chegar aos 30, homens e mulheres precisamchecar, pelo menos, como andam os níveis de glicemia e colesterol e realizar exame de hemograma (que avalia as células sanguíneas) e de tireoide. As mulheres também passam a fazer o autoexame de modo a conhecer detalhadamente as suas mamas, o que facilita perceber alterações que possam indicar câncer.

Se a pessoa já tem predisposição a doenças (fatores de risco) - seja por histórico familiar(genética) ou hábitos ruins (beber, fumar, alimentação inadequada) - o cuidado com a prevenção deve começar ainda mais cedo. ''Se na história da família há casos de câncer de colo, próstrata ou mama, é preciso fazer exames mais específicos'', explica Sá.

O intervalo entre os check-ups também deve mudar com o passar dos anos. Se para quem está na faixa dos 30 e não apresenta fatores de risco arecomendação é de consultas a cada cinco anos, a medida em que a pessoa chega perto dos 50 anos os exames devem ser feitos anualmente. Para o homem, o exame de PSA - que identifica o câncer de próstata - passa a ser imprescindível, enquanto as mulheres, em fase de menopausa, precisam testar os níveis hormonais.

O resultado daqueles exames de rotina citados pelo geriatra Sá permitem identificardoenças como o diabetes e o colesterol alto, que indicariam risco de doenças cardíacas. Para fumantes, além do raio-x do tórax, o exame de espirometria mostra a função pulmonar. Quem tem hábito de consumir bebidas alcoólicas precisa observar qualquer alteração na função hepática com exames específicos. Já o paciente obeso deve estar atento a sinais de anemia.

Marcela Rocha Mendes
Equipe da FOLHAPrevenção como programa de saúde pública

Fazer exames de rotina quando se tem um plano de saúde é tarefa simples. O clínico geral ou outro especialista preenche a guia com os requerimentos e os testes podem ser realizados em laboratórios conveniados sem muita espera. Já quem não pode contar com a saúde privada esbarra em dois problemas: a falta de orientação quanto à necessidade do check-upe a dificuldade em realizá-lo (veja texto nesta página).

O incentivo à medicina de prevenção é uma preocupação do Ministério da Saúde, que tem uma diretriz que orienta secretarias estaduais a incorporar programas de saúde do homem, da mulher e do idoso - que incluem campanhas de combate à obesidade e incentivo à atividade física - e a realizar a busca ativa da população para exames de rotina.Uma das vantagens esperada dessa política é a redução do número de afastamentos - como aposentadoria precoce - por problemas de saúde.

O cardiologista André Langowiski, da divisão de Risco Cardiovascular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), concorda que o check-up médico é uma estratégia de saúde pública. ''Estamos trabalhando este ano justamente para estipular uma quantidade de exames quepossa abranger um número maior de pessoas.'' O Programa de Saúde da Família - em que um agente visita as casas para observar se algum morador precisa ir ao médico - vem sendo uma tentativa de mudar esse panorama. No entanto, as estatísticas ainda são precárias.

Em geral, os homens são os mais relaxados no que diz respeito à prevenção. Em Curitiba, uma estratégia ligada ao programa Mãe...
tracking img