depoimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 Superação

Nascido e criado em Camanducaia, cidade pacata no sul de Minas Gerais, Daniel Dias Daniel nasceu com malformação nos dois braços e na perna direita. Para os pais quando nasceu foi um choque ver o filho desse jeito, mas a partir desse momento toda a família buscou força para cuidar e criar daquele garoto.
Durante toda infância e adolescência Daniel foi criado como uma criançanormal, e todos os dias ele surpreendia realizando alguma atividade que nunca esperavam que conseguiria, como por exemplo, sem as duas mão e apenas um dedo um dia foi premiado na escola como a criança que realizou o melhor desenho em um concurso realizado, ou até mesmo após a colocação de uma prótese móvel na perna ele saiu andando, coisa que nunca imaginavam que aconteceria.
Foram muitos obstáculose preconceitos superados, pois ver aquele menino para muitos era uma imagem muito forte mais ele e toda sua família não esmoreciam e a cada dia de vida sempre agradeciam a Deus por Daniel Dias fazer parte do convívio de todos.
Ele nunca pensou em ser atleta, apesar de adorar esportes de maneira especial o futebol. Até sua adolescência não sabia nadar, apenas brincava na piscina aos finais desemana com familiares e amigos. Foi seu pai, Paulo Dias, que o apresentou ao esporte após assistir a uma palestra sobre inclusão de pessoas com deficiência através do esporte e resolveu após este momento levar o seu filho para a Associação Desportiva para Deficientes (ADD), em São Paulo.
Durante dois meses, Paulo passou todos os sábados na ADD com o filho, que aprendeu todos os estilos da natação. Apartir de então, Daniel foi matriculado em uma academia de Bragança Paulista, cidade do interior de São Paulo, mais próxima a Camanducaia onde poderia dessa forma praticar o esporte em dois dias da semana. Mas apesar da proximidade o garoto esforçado continuou durante dois anos viajando de ônibus por mais de 1 hora e meia entre uma cidade a outra e ainda subia uma ladeira de quase um 1quilômetro, a pé, para treinar e conquistar seus objetivos.
Depois de um tempo, com a intensificação dos treinamentos toda a família do Daniel saiu da cidade de Camanducaia e passou a residir em Bragança Paulista para que desta forma ele pudesse realizar seu treinamento diariamente e começar a participar de suas primeiras competições representando a cidade de Bragança Paulista nos Jogos Regionais. E logo nasua primeira participação nos Jogos no ano de 2005 o atleta ajudou à cidade a ficar na terceira colocação dos jogos até então a melhor colocação do município em todas as disputas. Sendo que no ano seguinte Daniel conquistou ainda mais medalhas que fez de Bragança à cidade campeã daquela edição no quadro de medalhas com a ajuda de Daniel.
Com estas conquistas veio à convocação para Daniel Diasrepresentar o Brasil em campeonatos internacionais em 2006, disputou o Mundial de Natação Paraolímpico, na África do Sul. Na oportunidade ganhou 5 medalhas, sendo 3 de ouro e 2 de prata, e bateu dois recordes mundiais. O primeiro, nos 200 m medley, com um tempo de 3min02s88. O segundo, no revezamento 4x50 m livre, com um tempo de 2min32s36. Em junho do mesmo ano, durante a primeira etapa do CircuitoLoterias Caixa Brasil Paraolímpico de Atletismo e Natação, em Porto Alegre, Daniel bateu o recorde mundial nos 200 m livre, com um tempo de 2min39s74.
No Rio de Janeiro, sede dos Jogos Panamericanos o atleta estreou com mais um recorde parapan-americano nos 50 m livre, com um tempo de 34s24 e foi o recordista de medalha do país, o que fez concorrer a um Prêmio na Suíça como o atleta do anoconcorrendo com o piloto de Formula 1 Michael Schumacher, o tenista Roger Federer, os jogadores Kaká e Cristiano Ronaldo, entre outros, ele não levou o título mas foi o atleta que conquistou a maior salva de palmas e o carinho do público na premiação.
E sua consagração veio agora no mês de setembro com a disputa das Paraolimpíadas de Pequim, onde a natação foi realizada em um dos palcos mais belos...
tracking img