Dependencia quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os problemas que surgem na vida de um dependente químico podem ser vinculadas as forças e as relações interpessoais que a rodeiam, podendo mencionar fatores ambientais, fisiológicos, econômicos e genéticos. Entretanto a família assume posição de destaque na vida do dependente químico acreditando-se que a mesma é decisiva e determinante na manutenção e resolução do problema . Podemos consideramtambém aspectos individuais e determinantes sociais como a sociedade, a família e grupos de amigos
Aspectos vinculados a sociedade em destaque:
O estimulo dado a drogas lícitas pelos meios de comunicação; a maneira como a família convive com as crises familiares, e a relação a família mantém com substancias como álcool, medicação e etc mostrando um padrão de comportamento que o jovem poderáseguir . Os amigos, por vários motivos podem contribuir com o uso de drogas, sendo o mais comum deles, o adolescente aderir ao uso como forma de sentir-se parte integrante do grupo. Um outro elemento importante no uso de drogas é o sentimento de solidão, que produz um “vazio interno” que podem preenche-lo com algo alivie seu sofrimento. Sofrimento esse que tem origem nas experiências afetivasvividas na infância, nas relações com os pais e vivências atuais da própria adolescência. Quanto melhor as experiências infantis forem, mais habilitado será este adolescente para lidar com as turbulências desta fase. Ressaltando que as necessidades afetivas não dependem integralmente da realidade objetiva, mas também da maneira como quando criança percebeu sua relação com os pais. De acordo com estesaspectos na maioria das vezes o comportamento de dependência química na adolescência pode ser proveniente de um grupo familiar e social como uma mãe indulgente, super protetora e um pai ausente, fraco ou excessivamente rígido. O jovem com características de personalidade tais como impulsividade, baixa tolerância a frustração, voracidade exacerbada e atitudes autodestrutivas. Alem disso, a buscade grupo de adolescentes com características regressivas(como grupo de malfeitores em vez de grupo de amigos com interesses em comum)e dificuldades escolares contribuem para o uso de drogas. Em suma podemos identificar 5 possíveis fatores causais que são, biológicos, variáveis do desenvolvimento psicológico do adolescente, determinantes interpessoais(família e amigos), variáveis da comunidade efatores sociais. Estes 5 fatores se relacionam mas como visto a ênfase recai sempre em uma tríade destes fatores que são o desenvolvimento psicológico, o funcionamento familiar e a relação com os amigos. Desta forma é possível compreender que o desenvolvimento da dependência química deve a um conjunto de fatores.
Família e Adolescencia
Existem 3 grupos de pais que se diferem um do outro na formade como expressam sua autoridade com as crianças e o tipo de tolerância e amabilidade que demonstram com ela: os autoritários, os permissivos e o autorizados.
Nas Autoritarias, os pais são rígidos e controladores tentando ensinar ao filho padrões de comportamento perfeitos sendo a favor medidas punitivas e violentas para impor respeito quando as atitudes e convicções dos mesmos entram emconflito com aquilo que julgam ser correto . O ambiente emocional dessa família é frio e distante.
Nas permissivas, fazem-se poucas exigências aos filhos e raramente utilizam força ou poder para alcançarem seus objetivos. Estes pais tendem a ir em favor da razão e da persuasão na interação com as crianças.
Nas autorizadas existem características comuns aos dois tipos anteriores mas apresentam umatendência que os diferencia. Este pais possuem limites e expectativas firmes quanto ao comportamento do filhos, utilizando de maneira sensata recompensas e punições. Eles tem consciência da sua figura de autoridade porem sensíveis as necessidades e interesses dos filhos. O ambiente afetivo geralmente é caloroso e de aceitação, caracterizando-se pelo respeito pelo respeito mutuo e pelo esforço dos...
tracking img