Dependencia quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nos últimos anos, o uso abusivo de álcool e outras drogas têm sido considerado um problema de saúde pública, sendo um fenômeno de grande relevância social, ocasionando inúmeras intercorrências, como crises familiares, atos violentos, internações hospitalares. Seu tratamento implica em articular múltiplas abordagens terapêuticas (SILVA, 2001).
De acordo com Buscher (1992) em 1969, é feita umaprimeira revisão na Classificação Internacional das Doenças (CID) sobre dependência de substâncias, anexando a noção de farmacodependencia. Em 1975 o CID foi novamente foi revisado e ampliado e, somente em 1983 a síndrome de dependência química foi reconhecida como tal. Atualmente a dependência química é classificada como doença mental, devido às contribuições da psiquiatria e da psicanálise, eentão a toxicomania passa a ter as mesmas intervenções que marcam o processo de reforma psiquiátrica no Brasil.
A atual política de Saúde Mental Brasileira, de acordo com os preceitos da Reforma Psiquiátrica, tem como proposta a ampliação da rede de atenção, de modo que venha a ser capaz de atender todas as pessoas que se encontrem em sofrimento psíquico. (GONÇALVES; SENA, 2001).
A ReformaPsiquiátrica procura a implementação dessa rede de cuidados calcados em princípios e práticas psicossociais, possibilitando novos espaços que promovam a integração do sujeito acometido de tais transtornos. Tem como fundamento privilegiar a organização das atividades em território, promovendo nas práticas de saúde mental os princípios e garantias dos direitos humanos universais. (SOUZA ET AL, 2007)
O Centrode Atenção Psicossocial (CAPS) é uma instituição para acolher pacientes com transtornos mentais severos e persistentes. É função de um CAPS a ressocialização, apoiar as iniciativas de autonomia e oferecer tratamento psiquiátrico, psicológico, inserção em oficinas. A função principal do CAPS é integrar os usuários em seu território, o espaço da cidade onde se desenvolve a vida cotidiana e familiar.O CAPS representa o principal dispositivo da reforma psiquiátrica. ......... (FOI COLOCADO NO PROJETO, NA INTRODUÇÃO)
No Brasil antes da segunda metade da década de 1980, o único recurso terapêutico oferecido aos dependentes químicos era apenas a internação em hospitais psiquiátricos (ALVES, 2009).
Os centros de referência começaram na segunda metade da década de 1980, na maioria das vezes,vinculados a universidades públicas. Os centros tinham como proposta o desenvolvimento de ações de prevenção e assistência especializada ao uso abusivo de álcool e outras drogas, formação de profissionais qualificados para o atendimento desta demanda e realização de estudos e pesquisas sobre o consumo de substâncias psicoativas (KARAM, 2005).
Em 2003 a Politica Nacional Antidrogas, começa a pensarem um modelo de atenção á saúde de usuário de álcool e outras drogas, voltado para a redução de danos, comprometido com a garantia de cidadania de seus usuários. Desta forma propõe-se reconhecer as diferenças entre usuário, uso indevido ou dependente e traficante. Através desta distinção, podem-se propor abordagens diferentes, de acordo com a situação de cada sujeito.
Com esta formulação doMinistério da Saúde, afirma-se responsabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) em garantir atenção especializada aos usuários de álcool e outras drogas, sendo antes contempladas predominantemente por instituições não governamentais, como comunidades terapêuticas e os grupos de autoajuda e de ajuda mútua (CARVALHO, 2007).
Já em 2003, a política Nacional para dependentes de Álcool e outras drogas, doMinistério da Saúde (MS), preconizava a oferta de assistência em todos os níveis de atenção, favorecendo os cuidados em dispositivos extra-hopsitalares, como por exemplo, a criação de “CAPS ad” (álcool e drogas) devendo estar articulado com a rede básica. A atenção a estes usuários deve ser feita conjuntamente aos Programas de Saúde da Família (PSF), agentes comunitários de saúde e Serviço de...
tracking img