Pesquisa operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A interação MRPII - CPM: estudo de caso e proposta de um sistema híbrido
 
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de utilização híbrida de dois importantes sistemas de planejamento e controle da produção (SPCP): o MRPII e o CPM. Para conseguir tal objetivo este trabalho realiza um levantamento bibliográfico sobre estes sistemas e suas interações, bem como mostracomo acontece a interação entre MRPII e CPM através de um estudo de caso em uma grande empresa com característica de grandes projetos. A importância do estudo de SPCP híbridos, a inexistência na atual literatura de estudos entre sistemas híbridos MRPII - CPM e a ampla possibilidade de aplicação de nossa proposta fazem deste trabalho uma importante contribuição para a literatura dentro da Gestão daProdução. Além disso, a proposta engloba também aspectos de programação da produção, interligando o sistema híbrido MRPII-CPM a uma abordagem de programação da produção que objetiva o atendimento dos prazos de entrega.
Palavras-chave: MRPII, CPM, SPCP híbridos, programação da produção, grandes projetos. 
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS DO TRABALHO
O estudo de sistemas de planejamento e controle daprodução (SPCP) é um assunto dos mais importantes e recentes dentro da moderna literatura na área de Gestão da Produção. Nas palavras de Corrêa; Gianesi (1996): "...Eles são o coração dos processos produtivos". Definiremos sistemas de planejamento e controle da produção (SPCP) exatamente de acordo com estes autores, ou seja, os SPCP (sistemas de administração da produção) nas palavras destes autores, sãosistemas que provêem informações que suportam o gerenciamento eficaz do fluxo de materiais, da utilização de mão-de-obra e equipamentos, a coordenação das atividades internas com as atividades dos fornecedores e distribuidores e a comunicação/interface com os clientes no que se refere a suas necessidades operacionais. Para Vollman et al. (1997), os SPCP têm a função de suportar os administradoresna função de tomada de decisão.
Para Maccarthy; Fernandes (2000) alguns dos principais e mais utilizados SPCP são o kanban, o PBC (Period Batch Control), o OPT (Optimized Production Technology), o MRP (Material Requirements Planning), o MRPII (Manufacturing Resources Planning) e o PERT (Program Evaluation and Review Technique) / CPM (Critical Path Method). Diante de tal diversidade, a questão decomo escolher ou projetar o SPCP mais adequado para diversas situações se torna crucial. Esta questão é discutida em uma série de trabalhos, como por exemplo: Goddard (1982); Aggarwal (1985); Ramsay et al. (1990); Ptak (1991); Corrêa; Gianesi (1993); Pires (1995); Gstettner; Kuhn (1996); Miltenburg (1997), Little et al. (2000) e Maccarthy & Fernandes (2000).
Para diversos autores, dentre elesCorrêa et al (2001); Sipper; Bulfin (1997) nenhum SPCP pode ser considerado panacéia para todos os males. De acordo com Corrêa et al. (2001), trabalhar com diferentes lógicas para atender a diferentes necessidades, mesmo dentro de uma unidade produtiva, demanda, muitas vezes, a utilização de forma integrada de mais de um SPCP. A partir destas considerações, estes autores definem sistemas híbridoscomo sendo SPCP que têm elementos de mais de uma lógica básica, trabalhando de forma integrada, de modo que cada lógica seja utilizada para oferecer soluções àquelas subunidades para as quais melhor se encaixe.
O presente trabalho tem por objetivo estudar e apresentar uma proposta de um sistema híbrido envolvendo dois importantes SPCP utilizados na área de Gestão da Produção nos dias atuais: o MRPIIe o CPM (apesar de a literatura na maioria dos casos tratar os sistemas PERT/CPM de forma conjunta, neste trabalho nos referimos somente a CPM devido aos tempos envolvidos serem determinísticos). Este estudo é feito a partir do levantamento de um referencial teórico a respeito destes sistemas e suas interações e também a partir da realização de um estudo de caso em uma grande indústria de...
tracking img