Departamento pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO.


Departamento de pessoal.

INTRODUÇÃO

A contabilidade, sendo uma das ciências que juntamente com outras ciências torna possível a existência das modernas empresas. Sua contribuição é de tal relevância que, provavelmente, sem ela a economia moderna não poderia ser controlada. A contabilidade chegou ao estágio de desenvolvimento atual buscando sempre satisfazer àsnecessidades de controle que as sociedades têm em relação aos meios de subsistência, permeados por métodos estratégicos em busca de soluções contábeis eficazes, não mais como somente método tecnicista. Com tecnologia extremamente sofisticada, com forte apoio de métodos quantitativos e estatísticos, a contabilidade evoluiu historicamente acompanhando de perto as modificações sociais e econômicasda humanidade, adequando-se às evoluções do ambiente de produção de bens e serviços, nos conhecimentos e tecnologias disponíveis.
Nos últimos anos, a contabilidade evoluiu e é entendida como uma ciência que tem por objetivo informar e demonstrar a situação patrimonial das empresas. Mas, a ciência contábil é extensa, por isso fora dividido em segmentos presentes nas organizações, que se chama dedepartamentos. Cada departamento está ligado ao outro. Devido os controles de cada atividade ser extensos faz-se necessário, que se tenham claro quais são esses departamentos.
Através deste, abordará o Departamento de Pessoal, que é o setor que envolve todas as informações e registros relativos a cada funcionário da organização, desde a sua admissão até a sua demissão. Este departamentotornou-se ferramenta importantíssima dentro das organizações, pelo simples fato de que se torna mais viável controlar os processos de ordem trabalhista de cada empregado que são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho.























CONCEITO HISTÓRICO

A expressão “Departamento de Pessoal” tem um caráter histórico, vindo desde a época daescravidão, onde os senhores designavam pessoas (conhecidos como capitães), para cuidar dos escravos a quem viam como máquinas, meros equipamentos dos quais extraiam o máximo deles. Com a evolução dos tempos vieram as empresas, no entanto, não existia legislação trabalhista, logo os trabalhadores trabalhavam em regime de escravidão e os “patrões” tinham em mente que precisavam pagar apenas umvalor que fosse o “suficiente”, no entendimento deles, para o sustento da família do trabalhador. Nessa fase o chefe de pessoal, tinha como atribuição apenas controlar em uma espécie de ficha ou escrita do pessoal, o valor que o trabalhador tinha a receber desde sua admissão até o dia de sua saída e também dar ordens, ou seja, um feitor. Sendo assim a administração tinha apenas uma função contábil.A partir de 1930, no Governo de Getúlio Vargas, as empresas sofrem um impacto perante a legislação trabalhista, que entre outras, cria o Ministério do Trabalho, estabelece horário de trabalho para algumas áreas; institui a Carteira Profissional; cria proteção ao Trabalho da Mulher e do menor; etc. A partir daí, o chefe de pessoal deixa de ser somente um feitor e contador e passa a ter uma funçãotambém de recrutador, muito embora contratasse o 1º interessado, tendo apenas que observar as leis vigentes.
Em 1.943 aprovadas a CLT pelo Decreto-Lei Nº 5.452, de 1º de maio de 1.943, em vigor desde 10 de novembro de 1.943, Legislação esta que continua vigorando até os dias de hoje, a nossa CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Após a Revolução de 1964, a fase de legalização foirevitalizada, no governo do Marechal Castello Branco efetua uma ampla reforma na legislação trabalhista brasileira, atingindo vigorosamente os empregadores. Havia então a necessidade não só de um chefe de Departamento de Pessoal, mas sim de um profissional conhecedor da área capaz de orientar o empregador em face da lei, evitando gastos com indenizações adicionais.
Uma carta data de Janeiro de 1938...
tracking img