Departamento pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MODERNIZAÇÃO ORGANIZACIONAL: DO DEPARTAMENTO PESSOAL Á GESTÃO DE PESSOAS

Esse artigo visa esclarecer a trajetória da Gestão em Recursos Humanos até os dias atuais, apresentando seus principaisdesafios e visando como as organizações contemporâneas lidam com essas mudanças.
A gestão em pessoas surgiu após o forte impacto da revolução industrial com o objetivo do equilíbrio entre asempresas e os seus funcionários e com finalidade de tornar as pessoas como parceiras das organizações.
Há poucas décadas, a gestão de recursos humanos era um recurso considerado exclusivamente desde aóptica de produção. Os processos produtivos eram simples, e consequentemente não necessariamente precisavam de funcionários de altas qualificações.
O crescimento das empresas e os surgimentos datecnologia nas indústrias e os novos sistemas de motivação do trabalhador, originaram uma maior especialização da mão de obra para realizar atividades complexas, e era necessário atrair e reter pessoasqualificadas, porém é preciso que as empresas saibam lidar com essas mudanças cada vez mais frequentes e que estejam preparadas para a competitividade entres as organizações.
No final do século XIX até 1°Guerra Mundial, nesse período o modelo de gestão era comando por um capataz como sendo a figura que poderia melhor representar a gestão de recursos humanos, e eram destinados a fazer cumprir asexigências legais a respeito do emprego: admissão através de contrato individual, anotações em carteira de trabalho, aplicações de advertência, etc. Assim, surgiu ás primeiras leis regulamentadora dasatividades do trabalho.
No contexto brasileiro as condições de trabalho eram mais primitivas. As pessoas eram consideradas meras esforços físicos e musculares das maquinas, o que tornavam a relaçãotrabalhista como um sistema praticamente escravocrata
2º Período: Entre Guerras: Iniciou a preocupação com as pessoas considerando fatores psicológicos, onde cresceu a sindicalização e as legislações....
tracking img