Departamento de pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRAS
FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS-FASB
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS




FABRÍCIO OLIVEIRA SILVA







O PROFISSIONAL CONTÁBIL NA FUNÇÃO DE DEPARTAMENTO DE PESSOAL: DIMINUINDO AS POSSIBILIDADES DE CONFITOS TRABALHISTAS









BARREIRAS- BA
2012
FABRÍCIO OLIVEIRA SILVA








O PROFISSIONAL CONTÁBIL NAFUNÇÃO DE DEPARTAMENTO DE PESSOAL: DIMINUINDO AS POSSIBILIDADES DE CONFITOS TRABALHISTAS



Trabalho de conclusão de curso apresentado pelo aluno Fabrício Oliveira Silva ao Colegiado de Ciências Contábeis da Faculdade São Francisco de Barreiras-FASB, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.Orientador: Prof. Esp. Wellington de Jesus Moraes.





BARREIRAS- BA
2012
FABRÍCIO OLIVEIRA SILVA





O PROFISSIONAL CONTÁBIL NA FUNÇÃO DE DEPARTAMENTO DE PESSOAL: DIMINUINDO AS POSSIBILIDADES DE CONFITOS TRABALHISTAS




Monografia avaliada e aprovada em -----/------/ 2012 pela comissão formada pelos seguintes professores:






Prof. Esp. Wellington de JesusMoraes. ( orientador )
Faculdade São Francisco De Barreiras- Fasb



Profª. Ms. Luciana Silva Morais
Faculdade São Francisco De Barreiras- Fasb









BARREIRAS-BA
2012










































































Dedico este trabalhoespecialmente à minha família pela dedicação e empenho no decorrer do curso, pois sem eles este momento não seria possível.




AGRADECIMENTOS




Em primeiro lugar a Deus, por possibilitar que eu esteja vivendo esse momento único em minha vida. Aos professores e funcionários da Faculdade FASB, por todo o respeito, dedicação e incentivo recebido durante o período que estudei nainstituição. Agradeço de maneira muito especial ao meu orientador, Professor Wellington de Jesus Moraes, pela orientação recebida. A todos os colegas de sala, pelo companheirismo, amizade e pelos momentos felizes vividos durante todo o curso. Agradeço a minha namorada, Danielle Ferreira Bampi, a todos meus amigos e familiares pelo apoio, incentivo e compreensão.SUMÁRIO


INTRODUÇÃO.....................................................................................................7








































1. INTRODUÇÃO


A expressão “Departamento de Pessoal” tem um caráter histórico, vindo desde a época da escravidão, onde os senhores designavam pessoas, paracuidar dos escravos a quem viam como máquinas, meros equipamentos dos quais extraiam o máximo deles.
Com a evolução dos tempos vieram as empresas, no entanto, não existia ainda legislação pertinente aos direitos trabalhistas. Os trabalhadores trabalhavam em regime de escravidão e eram bastante explorados em condições desumanas e sem ganhar nada que recompensasse seu esforço árduo e as suasnecessidades de sustento de vida.
Nos dias de hoje, a área de Departamento de Pessoal é uma função muito atraente para os futuros contadores, devido a grande necessidade das empresas de contratar pessoas para colaborar com o desenvolvimento de suas atividades. Como existem procedimentos corretos, fundamentados por Leis que denominam os direitos dos empregados, surge a necessidade de umprofissional para auxiliar os empregadores com suas respectivas obrigações trabalhistas.
Sem sombra de dúvidas, são eminentes os conflitos trabalhistas, devido à falta de compromisso dos empresários com a qualidade de vida de seus colaboradores. Muitas vezes por falta de conhecimento real sobre o assunto e das sanções que podem penalizá-los, levando-os a um preço muito maior do que as suas...
tracking img