Densidade do oleo no tubou

704 palavras 3 páginas
Objetivo

Determinar a densidade do óleo em equilíbrio no interior de um tubo em formato de “U”.

Introdução

Este experimento vem falar de densidade dos fluidos, no qual se coloca óleo e água em recipiente em formato de U e a parti daí podemos encontra a densidade o óleo, utilizando os estudos de Stevin.
A densidade é uma das propriedades que caracterizam uma substância, onde cada material tem essa característica própria, classificada como massa especifica.
Onde se encontra através da razão da massa e o volume ocupado por esta massa.
Densidade=massa/volume
A parti desses princípios se determinar a densidade que se que encontrar.

Fundamentação teórica Um tubo de vidro de seção uniforme de formato em “U” preso em uma escala graduada, chamado de Tubo em “U”, pode se usado para determinar densidades.
Preenchendo parcialmente com água um tubo em “U” em que ambos os ramos estão abertos para atmosfera e acrescentando óleo, que não se mistura com água, em um dos ramos, como mostra a figura abaixo ate que ele atinja um desnível d acima do nível da água no outro ramo do tubo, verificamos que o nível da água sobe a uma distância a, a partir do seu nível original.
Considerando o ponto que está na interface entre os dois líquidos imiscíveis, e que o líquido abaixo da linha CC está em equilíbrio, então a força exercida pela coluna da esquerda acima de C deve ser igual à exercida pela coluna da direita acima de C, ou seja, os pontos C encontram-se à mesma pressão.
A queda de pressão desde C até a superfície, no ramo que contem água,é: ρágua.g.2a=ρágua.g.hágua Onde (ρágua) é a densidade da água e (2=hágua) é a altura da coluna de água acima de C.
A queda de pressão no outro ramo, de C até a superfície, é: Ρóleog(2 +d)= ρóleoghóleo
Onde (ρóleo) é a densidade de óleo que se deseja determinar (pode ser qualquer outro liquido desde que não se misture com a água) e (2+d=hóleo) é a altura da coluna de óleo acima de C.
Igualando as pressões no ponto C

Relacionados