Efeitos do imposto de renda e depreciação sobre o projeto

Efeitos do imposto de renda e depreciação sobre o projeto
Elaborado.

Neste começo iremos falar sobre o que é imposto de renda e depreciação, depois abrangeremos dados sobre o nosso projeto e porfim os seus efeitos sobre o projeto.

O Imposto de Renda é um imposto existente em vários países, onde pessoas ou empresas são obrigadas a deduzir uma certa percentagem de sua renda média anual parao governo. Esta percentagem pode variar de acordo com a renda média anual, ou pode ser fixa em uma dada percentagem.

No Brasil, o imposto de renda é cobrado (ou pago) mensalmente (existem algunscasos que a mensalidade é opcional pelo contribuinte) e no ano seguinte o contribuinte prepara uma declaração de ajuste anual de quanto deve do imposto (ou tem restituição de valores pagos a mais),sendo que esses valores deverão ser homologados pelas autoridades tributárias.

Do ponto de vista de um indivíduo ou de uma empresa, o que realmente importa, quando de uma Análise de investimentos, é oque se ganha após os impostos.

A carga tributária representa um ônus real, cujo efeito é o de reduzir o valor dos fluxos monetários resultantes de um dado investimento. Isto ocasiona, muitasvezes, a transformação de projetos rentáveis antes da consideração de sua incidência em antieconômicos quando o imposto de renda for levado em conta. Portanto, torna-se importante a inclusão do imposto derenda na análise econômica de projetos.

O imposto de renda incide sobre o lucro tributável da empresa que, por sua vez, é influenciado por procedimentos da contabilidade da depreciação, que visamassegurar condições para a reposição dos ativos fixos da empresa, quando isto se tornar necessário à continuidade das operações. Por esta razão, a legislação tributária permite às empresas deduziremde seu lucro anual a correspondente carga de depreciação para fins de cálculo do imposto de renda.

Conforme legislação em vigor, o imposto de renda, em geral, é apurado pela aplicação de uma...
tracking img