Densidade de peixe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Descripción: O objetivo deste trabalho foi determinar a densidade de estocagem mais adequada para a fase de recria de juvenis de tambaqui (Colossoma macropomum) em tanque-rede. Foram utilizados 12 tanques-rede de 1 m³ cada, com peixes distribuídos nas densidades de 200, 300, 400 e 500 peixes/m³ em três repetições. Os peixes foram alimentados seis vezes por semana em três refeições diárias comração comercial com 36% de proteína bruta, durante 60 dias. Foram analisados o crescimento em peso e em comprimento, o coeficiente de variação do comprimento, a taxa de crescimento específico e a glicose sanguínea aos 30 e 60 dias de criação. Ao final do experimento, foram analisados os seguintes parâmetros de produtividade: sobrevivência, conversão alimentar aparente, ganho de peso e produção porárea. Os parâmetros físico-químicos da água foram avaliados a cada sete dias. O crescimento em peso e em comprimento, aos 60 dias, foi maior na densidade de 200 peixes/m³ do que na de 500 peixes/m³. O coeficiente de variação, a taxa de crescimento específico e a glicose não diferiram entre as densidades aos 30 e 60 dias. A sobrevivência final, a conversão alimentar aparente e o ganho de peso foramiguais em todas as densidades. A produção por área foi significativamente maior nas duas maiores densidades. Os resultados indicaram que a densidade de 400 peixes/m³ é a mais adequada para recria de juvenis de tambaqui em tanque-rede.

Salaro, A.L., 2009
MANEJO E NUTRIÇÃO DE PEIXES EM TANQUES-REDE

Ana Lúcia Salaro1


Introdução
O uso de tanques-rede é uma das formas maisintensiva de criação de peixes.
Neste sistema a água circula de forma livre e constante, permitindo a remoção total dos metabólitos e o aporte de oxigênio aos peixes (Belveridge, 1996), o que possibilita a utilização de altas densidades de estocagem, as quais podem chegar a 500 peixes/m3 e produtividade de 300 kg/m3. Entretanto, a densidade de estocagem de cada tanque-rede dependerá do tamanho dotanque-rede, da fase de crescimento e do peso desejado para a despesca final dos peixes.
A possibilidade de utilização de áreas represadas, lagos, lagoas e rios tornam desnecessária a construção de viveiros e o alagamento de novas terras, possibilitando o aproveitamento de ambientes aquáticos já existentes. Porém, é importante salientar que não são todas as águas represadas ou rios que sãopropícias para este fim. Antes da implantação dos tanques-rede é necessário um estudo minucioso das condições do local, principalmente, em ambientes naturais, em função da dificuldade em controlar a qualidade de água nestes ambientes (Beveridge, 1996; Hugueni, 1997).
Os locais destinados a implantação dos tanques-rede devem ser avaliados em relação às características limnológicas, à capacidade deassimilação de matéria orgânica pelo sistema e às comunidades fitoplanctônicas, zooplanctônicas e bentônicas do local, para que se possa determinar a capacidade de sustentação do sistema. Assim, é possível determinar a capacidade máxima produtiva sem que ocorra prejuízo nas condições ambientais, na produtividade e na viabilidade econômica do sistema implantado (Kubitza et al., 1999). Ono & Kubtiza(2003) sugerem que a biomassa econômica estaria entre 60 a 80% da capacidade de sustentação do tanque-rede.
O mercado consumidor e o valor comercial da espécie a ser criada também devem ser pesquisados antes do início de qualquer tipo de criação, pois determinarão o escoamento da produção e obtenção de lucros com a atividade (Salaro e Lambertucci, 2005a, b).
É possível assegurar que a criaçãode peixes em tanques-rede apresenta vantagens quando comparada com a convencional como: rapidez de implantação e custo relativamente baixo, controle da densidade de estocagem e da sanidade dos peixes, alta produtividade, facilidade de manejo e despesca, além da utilização de áreas já alagadas e não destinadas a produção agrícola (Ayrosa et. al., 2005).
A escolha da espécie a ser criada será...
tracking img