Financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O que é a CVM
08/01/2010 17:00 - Portal Brasil
Se você reside no Brasil, é necessário conhecer um pouco sobre o funcionamento do mercado de capitais por aqui. Ele é regulado, controlado e fiscalizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O Brasil possui um dos sistemas regulatórios mais sólidos e bem estruturados, pela atuação conjunta dos órgãos reguladores do sistemafinanceiro nacional (Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários, Secretaria de Previdência Complementar e Superintendência de Seguros Privados). Esse foi um dos fatores que contribuiu para que nosso mercado não fosse tão afetado pela recente crise financeira.
A Comissão regula não apenas os mercados de negociação de valores mobiliários, sejam de bolsa ou de balcão, como também defineregras para os emissores de valores mobiliários (como as companhias abertas, por exemplo) e os participantes do mercado, como as corretoras e distribuidoras de valores mobiliários, os bancos de investimento e as demais instituições.
Os fundos de investimento também são regulados pela CVM. O órgão também é responsável por avaliar os pedidos de abertura de capital ou emissão de valores mobiliários nomercado de capitais, o funcionamento
Bovespa
Ampliar
O mercado de capitais é regulado pela Comissão de Valores Mobiliários
das corretoras de valores mobiliários e a atuação dos analistas de valores mobiliários e agentes autônomos de investimento. É importante ressaltar que somente analistas autorizados pela Comissão podem emitir relatórios e avaliações sobre as empresas que fazem parte dabolsa brasileira.
O site da Comissão de Valores Mobiliários permite que o investidor conheça a legislação do mercado de capitais brasileiro, bem como seus direitos e deveres. E ainda acesse quais são as emissões em análise no órgão, entre outras informações.

COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS
- C V M -

Neste trabalho de pesquisa será desenvolvida uma análise aprofundada da CVM notocante à sua função e o papel das S/A no mercado de capitais primário e secundário, passando anteriormente pelos objetivos, localização, organização e atribuições, além de informações de interesse geral.

A CVM é órgão oficial, governamental, ou seja, uma autarquia administrativa jungida ao Ministério da Fazenda, nos termos do art. 5º da Lei nº 6.385/76. Sua função primordialconcentra-se na fiscalização das atividades do mercado de valores mobiliários.

Nenhuma emissão pública de valores mobiliários poderá ser distribuída, no mercado, sem prévio registro na CVM, entendendo-se por atos de distribuição a venda, promessa de venda, oferta à venda ou subscrição, aceitação de pedido de venda ou subscrição de valores mobiliários.

OBJETIVOS:

De acordo com a lei quea criou, a Comissão de Valores Mobiliários exercerá suas funções, a fim de:

· assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão;

· proteger os titulares de valores mobiliários contra emissões irregulares e atos ilegais de administradores e acionistas controladores de companhias ou de administradores de carteira de valores mobiliários;

·evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação destinadas a criar condições artificiais de demanda, oferta ou preço de valores mobiliários negociados no mercado;

· assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e as companhias que os tenham emitido;

· assegurar a observância de práticas comerciais eqüitativas no mercado de valoresmobiliários;

· estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários;

· promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas.

LOCALIZAÇÃO:

A SEDE DA CVM está localizada no Rio de Janeiro possuindo duas superintendências regionais: São...
tracking img