Piscicultira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Custo operacional de produção da criação de tilápias tailandesas em tanques-rede, de pequeno volume, instalados em viveiros povoados e não povoados. Scorvo Filho, J. D.; Mainardes-Pinto, C. S. R.; Paiva, P. de.; Verani, J. R.; Silva, A. L. da.

98

Custo operacional de produção da criação de tilápias tailandesas em tanques-rede, de pequeno volume, instalados em viveiros povoados e nãopovoados.
Recebimento dos originais: 18/03/2008 Aceitação para publicação: 01/10/2008

João Donato Scorvo Filho Doutor em Aqüicultura Instituição: APTA Pólo Leste Paulista da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Endereço: Estrada Vicinal Nelson Taufic Nacif, km 03 - Monte Alegre do Sul/SP. CEP: 13910-000. E-mail: scorvo@apta.sp.gov.br Cleide S. Romeiro Mainardes-Pinto.Doutora em Ecologia e Recursos Naturais (Área de concentração: Aqüicultura) Instituição: APTA Pólo Vale do Paraíba da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Av. Manoel César Ribeiro 320 – Pindamonhangaba/SP CEP: 12400-000 E-mail: cleide.s1@itelefonica.com.br Patrícia de Paiva Mestre em Ecologia e Recursos Naturais (Área de concentração: Ictiologia) Instituição: APTAInstituto de Pesca da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Av. Francisco Matarazzo 455 – São Paulo/SP CEP: 05001-900 E-mail: macaupaiva@ig.com.br José Roberto Verani Doutor em Ecologia e Recursos Naturais (Área de concentração: Aqüicultura) Instituição: Universidade Federal de São Carlos Rodovia Washington Luis, km 235 – São Carlos/SP. Cep: 13565-905 E-mail:verani@power.ufscar.br Alexandre Livramento da Silva Mestre em Aqüicultura e Pesca do Instituto de Pesca Instituição: Autônomo Rua Dr João Romeiro, 110 – Pindamonhangaba/SP. E-mail: alex2275_1@hotmail.com Resumo A pesquisa teve o objetivo de analisar o custo operacional de produção de tilápias tailandesas criadas em tanques-rede de pequeno volume em viveiros povoados e não povoados com a mesma espécie. Oexperimento foi conduzido em Pindamonhangaba, Estado de São Paulo, no
Custos e @gronegócio on line - v. 4, n. 2 - Mai/Ago - 2008. www.custoseagronegocioonline.com.br ISSN 1808-2882

Custo operacional de produção da criação de tilápias tailandesas em tanques-rede, de pequeno volume, instalados em viveiros povoados e não povoados. Scorvo Filho, J. D.; Mainardes-Pinto, C. S. R.; Paiva, P. de.; Verani, J.R.; Silva, A. L. da.

99

período de 01 de fevereiro a 17 de abril de 2001. Foram utilizados 7.800 juvenis machos revertidos de tilápia-do-nilo, (Oreochromis niloticus), da linhagem tailandesa. Foram determinados: o peso médio inicial e final, e calculadas, a sobrevivência, o ganho de peso médio diário, a biomassa total, o ganho de biomassa e a conversão alimentar aparente. Os resultadoseconômicos obtidos neste trabalho, pela sua escala de produção, terão maior importância no caso da criação ser uma atividade complementar da propriedade. Conclui-se que a criação de tilápias tailandesa em tanques-rede de pequeno volume em viveiros durante o verão/outono, na região sudeste do Brasil é recomendada com atividade de interesse econômico. A produção final e os indicadores econômicos obtidoscom a criação de tilápias tailandesas nos dois sistemas (com e sem peixes livres viveiro) mostraram que, a criação com peixes livres nos viveiros, foi melhor que o sistema com peixes somente confinados nos tanques-rede. Palavras-Chave: Custo de produção, Tanque-rede, Piscicultura. 1. Introdução A aqüicultura mundial tem tido um substancial crescimento nos últimos cinqüenta anos com uma produçãomenor que um milhão de toneladas no inicio da década de 50 a 59,4 milhões de toneladas em 2004 (FAO, 2008). Enquanto que a Republica Popular da China contribui com 69,6% deste total e a o resto da região asiática com 21,9% a América Latina e o Caribe aportaram apenas 2,3% deste total. (FAO, 2008). O Brasil detém 13% da água doce do mundo além de um litoral de mais de 8.500 km. Este potencial...
tracking img