Bullying explicado atravez do behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bullying e Behaviorismo

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, queocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender,sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

Behaviorismo – do termo inglês behaviour ou do americano behavior, significando conduta, comportamento – é um conceitogeneralizado que engloba as mais paradoxais teorias sobre o comportamento, dentro da Psicologia. Estas linhas de pensamento só têm em comum o interesse por este tema e a certeza de que é possível criar umaciência que o estude, pois suas concepções são as mais divergentes, inclusive no que diz respeito ao significado da palavra ‘comportamento’. Os ramos principais desta teoria são o BehaviorismoMetodológico e o Behaviorismo Radical.

B.F. Skinner e o Behaviorismo Radical, essa linha que nos interessa, busca entender a ciência do comportamento através da análise comportamental, experimental, que temsuas ramificações.

Tal análise experimental pode está ligada a utilização da teoria behaviorista nas escolas, para explicar porque comportamentos repetitivos acontecem, exemplo o bullying, os seusreflexos e futuros traumas nos comportamentos de quem sofre tal agressão.

Comportamento respondente: são respostas automáticas e incontroladas do comportamento humano como sentir frio com baixastemperaturas, espirrar, reagir a algo quente na pele ou até uma reação a um evento sofrido de bullying entre colegas de escola.
Esses comportamentos reflexos são respostas a eventos, estando ou nãocondicionados a uma situação.

Comportamento operante: Este refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É...
tracking img