Dengue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é e como evitar a dengue?

A dengue é uma doença infecciosa que atinge, principalmente, áreas tropicais e subtropicais do mundo. A doença é causada por um arbovírus. É transmitida pela picadado mosquito (Aedes aegypti) infectado, geralmente nas regiões urbanas, e pelo Haemagoggus spegazzinii nas regiões das matas. Os vírus, inoculados pelos mosquitos, multiplicam-se nos linfonados einvadem o sangue.
As epidemias de dengue acontecem com mais frequência durante o verão ou após períodos chuvosos. Uma pessoa com dengue apresenta febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e doresnas costas. Os primeiros sintomas podem ser confundidos com um resfriado ou gripe, mas é preciso buscar orientação médica para o diagnóstico correto da dengue.
Após o período de incubação de 3 a 6dias, o indivíduo apresenta febre elevada, calafrios, dores de cabeça, musculares, nas articulações e prostração. Após alguns dias surge sangramento gástrico que origina o (vómito negro) , lesões nofígado e rins e icterícia . O índice de mortalidade pode chegar a 5% dos casos.
A doença pode ser perigosa, principalmente ao atingir grupos de risco, como crianças e idosos. Como a dengue é uma doençatransmitida por um mosquito, a melhor forma de se evitar a doença é combatendo os focos de criadouro. A população pode contribuir na luta contra a dengue evitando o acúmulo de água em suas casas equintais.
É importante verificar latas, embalagens, pneus, calhas, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, vasinhos de plantas, jarros de flores, caixas d´água, vasilhas de água dos animais, piscinas,tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras para ver se não apresentam acúmulo de água.
Os órgãos públicos também atuam na prevenção, por meio de campanhas de conscientização dapopulação e mutirões de limpeza. Vale lembrar que o mosquito da dengue se reproduz em qualquer lugar em que haja água parada e limpa.
Para evitar a proliferação do Aedes Aegypti verifique sua casa e...
tracking img