Demografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso profissional de animador sociocultural
Nome da disciplina: Área de Integração
Módulo Nº 3- Tema Problema: 4.3- Desequilíbrios Regionais







Demografia







Trabalho realizado por:





















Ano letivo 2012/2013


Índice


Introdução…………………………………………………………………………….. Pág.3
Demografia……………………………………………………………………………..Pág.4
Síntesedemográfica……………………………………………………………………Pág.4
Taxas de crescimento natural, migratório e efetivo em Portugal, 1941 – 2010……..Pág.5
Índice de envelhecimento por sexo……………………………………………………Pág.6
Taxas de natalidade e fecundidade…………………………………………………….Pág.7
Taxas de mortalidade…………………………………………………………………..Pág.8
Taxas de nupcialidade e divorcialidade………………………………………………..Pág,9
Taxa da população residente emPortugal, por país de nacionalidade e por país de
Naturalidade……………………………………………………………………………..Pág.10
Conclusão………………………………………………………………………………..Pág.11
Netgrafia…………………………………………………………………………………Pág.12
































Introdução


O presente trabalho tem como tema principal a demografia portuguesa, sendo este uma proposta a nível da disciplina de áreade integração. A Demografia é uma área da ciência geográfica que estuda a dinâmica populacional humana. O seu objeto de estudo engloba as dimensões, estatísticas, estrutura e distribuição das diversas populações humanas. Estas não são estáticas, variando devido à natalidade, mortalidade, migrações e envelhecimento. A análise demográfica centra-se também nas características de toda uma sociedade ouum grupo específico, definido por critérios como a Educação, a nacionalidade, religião e pertença étnica.






































Demografia


A Demografia é a ciência que estuda as características das populações humanas e exprime-se geralmente através de valores estatísticos. As características da população estudadas pela demografia sãoinúmeras e incluem o número de pessoas, a sua distribuição por sexo e escalões etários, a distribuição espacial, a mobilidade, entre muitas outras.



Síntese demográfica entre 1900 e 2010


A partir de 1974 registou-se um maior aumento a da população, como consequência dos fluxos de imigração da população proveniente das antigas colonias. Na segunda metade dos anos oitenta voltou aconcretizar-se um decréscimo demográfico.
Os anos noventa e os primeiros anos do seculo XXI são marcados por um crescimento contínuo da população, particularmente indivíduos em idade activa, resultante do fluxo imigratório que se verificou naquele período, e por um aumento da população idosa, em resultado da esperança média de vida.













Taxas de crescimento natural, migratórioe efetivo em Portugal, 1941 – 2010













Neste período entre 1941 e 2010 a taxa de crescimento migratório registou grandes balanceamentos, sobretudo na década de sessenta, assim a emigração para a europa apresentou valores muito elevados, sendo quase o dobro comparando com a década anterior. No ano de 1974, o saldo migratório elevou-se consideravelmente, resultado doprocesso de descolonização, baixando depois entre 1981 e 1992, devido a vários fluxos de emigração.
Nos últimos anos os valores da taxa de crescimento migratório voltaram a ser positivos devido ao desenvolvimento da imigração.
Portugal tem mantido a tendência de envelhecimento demográfico, processo este que evidencia uma alteração nas pirâmides etárias nos últimos anos.





Índice deenvelhecimento por sexo


























Entre 2005 e 2010, a proporção de jovens decresceu de 15,6% para 15,1% da população residente total. No mesmo período, a proporção de indivíduos em idade ativa também se reduziu de 67,3% para 66,7%, verificando-se simultaneamente o aumento da percentagem de idosos de 17,1% para 18,2%.
Em resultado destas alterações,...
tracking img