Democracia representativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Democracia representativa

A Democracia Representativa

http://democraciadirecta.weblog.com.pt/arquivo/029636.html (adapatado)
Democracia: governo pelos cidadãos. Parece uma definição clara, mas ao longo dos séculos tem sido entendida de muitas maneiras diferentes. Hoje em dia muitos países proclamam-se Democracias. A maior parte pode ser definida como Democracias Representativas, nas quaisos cidadãos são chamados a actos eleitorais regulares onde escolhem livremente os seus representantes numa assembleia. Esta, por sua vez, tem como um dos seus deveres zelar para que o órgão executivo – o governo – exerça as suas funções de acordo com os interesses dos cidadãos. Como qualquer sistema político, a Democracia Representativa deve ser avaliada pelo que tem sido a sua aplicação naprática. Será que sob este sistema o governo tem sido dos cidadãos, e para os cidadãos? A resposta é, infelizmente, não.

Características da democracia representativa

Wikipédia (adaptado)

Enquanto na antiga democracia grega a participação no processo democrático era limitada a alguns membros da sociedade, na democracia representativa o sufrágio universal conseguiu quantitativamente garantir aparticipação da grande maioria de cidadãos. Porém qualitativamente os seus mecanismos limitam a actuação dos participantes no jogo democrático.
A democracia representativa torna estrutural e permanente uma separação entre dirigentes e dirigidos. Um dos mecanismos que vai reforçar a separação entre dirigentes e dirigidos refere-se aos conhecimentos técnicos necessários àqueles que irão representar o"povo".

Críticas à democracia representativa

Uma das mais frequentes críticas à democracia representativa, além do generalizado desencanto com os políticos profissionais, é que a opinião do Povo só é consultada periodicamente nos actos eleitorais. E após serem eleitos, os políticos tradicionais podem agir praticamente como bem entenderem, até à próxima eleição.
A diferença entre dirigentese dirigidos, ou representantes e representados, acaba por afastar a política das práticas quotidianas, afastando duas esferas muito íntimas na democracia directa: a política e a vida social. Como menciona CASTORIADIS (1983), "a representação "política" tende a "educar" – isto é, a deseducar – as pessoas na convicção de que elas não poderiam gerir os problemas da sociedade, que existe umacategoria especial de homens dotados da capacidade específica de "governar"

Os partidos políticos

Os partidos políticos são os meios utilizados para a prática da democracia representativa. Um Partido Político (latim pars, partis = rachado, dividido, desunido) é um grupo organizado formal e legalmente, com base em formas voluntárias de participação, numa associação orientada para influenciar ouocupar o poder político.
Os partidos políticos actuais são organizações burocráticas que se fundamentam na ideologia da representação política, e não no acesso directo do povo às decisões políticas, e possuem como objectivo conquistar o poder, além de serem expressões políticas de classes sociais.
Participação Política e Cidadania
O exercício da cidadania e a importância que o voto tem no nossoquotidiano são dois assuntos que, volta e meia, entram no debate. Em virtude do seu elevado valor estar intimamente ligado às questões sociais no que diz respeito à qualidade de vida de uma nação inteira, o voto é instrumento que traduz anseios pelas mudanças.
É nesse contexto de transformação por uma sociedade mais igualitária que o cidadão se encaixa como peça fundamental: com o seu forte poderpersuasivo, não se deve mostrar relapso às discussões que envolvem temas vinculados ao rumo de uma nação mais politizada. Pelo contrário, as suas interrogações devem fazer parte de uma análise como um todo.
Com base no actual quadro de estagnação político-social em que nos encontramos torna-se necessário – e com urgência – a revisão de conceitos tão influentes como é o caso da cidadania e do...
tracking img