Linguagem corporal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LINGUAGEM CORPORAL

Foi pela mão do meu filho que recentemente tive a oportunidade de ver o filme “WALLE”, da Disney/Pixar, que granjeou, em 2008, os maiores elogios da crítica cinematográfica mundial. Para minha surpresa, esta película acabou por revelar-se um hino à linguagem corporal e à sua importância no processo da comunicação. Efectivamente, o realizador Andrew Stanton conseguiutransmitir-nos o que Ralph Wando Emerson imortalizou: “Os olhos conversam tanto quanto as línguas que utilizamos, com a vantagem de que o dialecto ocular, embora não precise de dicionário, é entendido no mundo inteiro”.
Tornou-se evidente que, para que a mensagem que pretendemos enviar seja correctamente compreendida, é vital que cada um de nós seja coerente entre aquilo que está a dizer (comunicaçãoverbal) e a linguagem corporal que está a transmitir. Se a contradição existir, será o impacto visual e/ou vocal da mensagem que será passado para o receptor. Como podemos mediar este “conflito”? Identificando e dominando a linguagem corporal, reconhecendo o seu contributo para a compreensão da mensagem. Assim sendo, proponho-me apresentar, sucintamente, o que, no meu ponto de vista, são os tipos delinguagem corporal mais marcantes e como interpretar os sinais da mesma na interacção entre emissor e receptor.
Está comprovado cientificamente, destacando-se os estudos do Professor Albert Meharbian da Universidade da Califórnia, que cerca de 93% da mensagem percepcionada pela receptor advém da linguagem não verbal, ou seja, apenas 7% é verbal (proveniente das palavras). Apesar da polémicarelativamente á distribuição percentual, é aceite pela comunidade científica que o impacto da comunicação verbal é sempre mais forte do que a mensagem verbal proferida em simultâneo (Cabral, 2010: 2). Ou seja, sempre que exista incongruências entre a comunicação verbal e comportamentos não verbais, o nosso destinatário “ouve” e discodifica os sinais não verbais entretanto emitidos.
Considerando ouniverso onde o autor deste trabalho de insere – Forças Armadas – foi considerada mais importante a abordagem da linguagem corporal ligada à cinésica, nomeadamente as expressões faciais, o contacto visual, a postura/gestos corporais e à paralinguística. Acrescente-se que sendo a Força Aérea uma instituição militar não faria sentido estar a abordar a proxémia, pois crê-se que a Instituição, nospatamares iniciais e intermédios de formação, aborda convenientemente as normas de conduta e convivência entre militares.
Segundo Pease (2005: 37), as expressões faciais têm um papel fundamental na comunicação. Constituem paralelamente o mais universal de todos os comportamentos não verbais, independentemente dos nossos antecedentes culturais ou região onde vivemos. O mesmo autor refere-nos que o rostoexpressa todos os sentimentos e fornece-nos os indícios mais precisos do estado emocional de cada indivíduo. A genuinidade destes sentimentos também são verificáveis e o receptor, perante a linguagem corporal, facilmente consegue compreender se estamos perante um sorriso falso ou um sorriso franco e sincero, por exemplo.
O contacto visual, paralelamente e em associação com as expressões faciais,são considerados por muitos autores determinantes na impressão que causamos junto das pessoas no nosso circulo de relacionamento. Para além de serem um importante canal de comunicação interpessoal, é utilizado para regular o fluxo da comunicação e aumenta a credibilidade do orador, transmitindo interesse e preocupação. Segundo Pease (2005: 38), “Para conseguir uma boa relação com outra pessoa,deve-se olhar para ela durante 60 ou 70% do tempo, assim que a pessoa começa a sentir simpatia pela outra”. Complementarmente, outros autores referem que pessoas que olham para os seus interlocutores durante uma conversa são consideradas como sendo abertas, mais francas e dignas de confiança.
As aparências iludem mas quase sempre é a primeira impressão, é aquele primeiro minuto que determina o...
tracking img