Democracia paulo bonavides

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Paulo Bonavides Ciencia Politica IN Paulo Bonavides.(coord.) Curso Introducao a Ciencia Politica Malheiros editora, Rua Paes de Araújo, 29, conjunto 171 Cap 19.


A palavra democracia tem suaorigem na Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas. Embora tenha sido o berço da democracia, nem todos podiam participar nesta cidade. Mulheres,estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada.
Democracia parte de um principio de que ela deve serum governo do povo , para o povo . Mas muitas vezes como evidenciado em toda história ela esta sujeita a falhas e problemas mas mesmo assim não houve forma de governo melhor na historia dascivilizações pensantes.
Ao longo da historia, a palavra democracia vem sendo agregada a diversos conceitos incoerentes e pouco explicativos do seu real significado. Vendo isso Kelsen que além de teórico doDireito, foi também um teórico da política definiu democracia como: sobretudo um caminho no qual vai em progressão a liberdade. Após essa analogia algumas distinções foram feitas como as três modalidadesbásicas de democracia: a democracia direta , a democracia indireta e a democracia semidireta ou a democracia não representativa. Sendo a Grécia o berço da democracia direta se reuniam em locaipúblicos como praças(Ägora) para exercitar o poder político . Nesses locais de discussões eram colocadas questões do estado que fazia de sua assembléia um poder concentrado no exercício da plena soberanialegislativa, executiva e judicial. Toda cidade que se prezasse em ter um sistema democrático manteria sua Agora.
A democracia indireta parte da concepção dos tempos modernos e se caracteriza pelapresença do sistema representativo, ou seja de acordo com Montesquieu que foi um dos primeiro teoristas da democracia moderna dizia que, o povo era ótimo para escolher mas péssimo para governar...
tracking img