Estado da arte: usinagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
|
CENTRO DE USINAGEM – ESTADO DA ARTE
Victor dos Santos Silva – Estudante, Bacharel Eng. Controle e Automação (Mecatrônica)
Universidade Paulista - UNIP – RA: A09BCD-6

Robinson Bentubo - Estudante, Bacharel Eng. Controle e Automação (Mecatrônica)
Universidade Paulista - UNIP – RA:

Adriano Vonlante - Estudante, Bacharel Eng. Controle e Automação (Mecatrônica)
Universidade Paulista -UNIP – RA:

Luis Brandão - Estudante, Bacharel Eng. Controle e Automação (Mecatrônica)
Universidade Paulista - UNIP – RA:

Rafael - Estudante, Bacharel Eng. Controle e Automação (Mecatrônica)
Universidade Paulista - UNIP – RA:

Rubens Gardenal - Estudante, Bacharel Eng. Controle e Automação (Mecatrônica)
Universidade Paulista - UNIP – RA:
|
Resumo
O objetivo deste estudo é verificaro estado da arte de um Centro de Usinagem. Para realização desta pesquisa foi realizada uma análise sobre os artigos aceitos e publicados via internet no período de 2003 a 2013. Os artigos foram ordenados por grupos de assuntos, constituindo os grandes temas. Observou-se significativa evolução no desenvolvimento da Usinagem nos últimos anos, havendo também aumento de qualidade principalmente noprocesso de produção e na fabricação de produtos, partindo desde a matéria-prima até o produto final. Através dos grandes temas estudados, fica claro que as empresas sejam elas nacionais ou multinacionais, buscam melhor produtividade e qualidade, exigindo assim tecnologias mais eficientes, como máquinas cada vez e rápidas e precisas e softwares mais avançados, garantindo assim alta produtividade.Palavras-Chave: Centro de Usinagem; Estado da Arte; Altas Velocidades; HSM/HSC.

1.0. Introdução
Sabe-se que usinagem é uma categoria ampla que engloba uma série de processos, materiais e condições. Na sua forma mais básica, usinagem envolve a utilização de uma máquina-ferramenta, como um moinho ou um torno, para alterar a mecânica de um material para criar o produto final desejado. Osmateriais podem incluir a madeira, o plástico, e vários tipos de metal, e as máquinas do processo podem variar dos dispositivos básicos do giro manual aos equipamentos controlados numéricos do computador complexo.
Atualmente, a indústria tem vindo a enfrentar uma forte concorrência emergente das novas regiões competitivas. Esta concorrência mudou o ambiente empresarial, portanto, a adoção de novasposições estratégicas e novos modelos de negócios parece ser essencial para lidar com essas novas ameaças competitivas. Em especial, em certos nichos de mercado, customização e pequenos ciclos vida  acabaram empurrando a usinagem convencional forçando as empresas para o desenvolvimento de usinagem adequado para a produção de pequenos volumes de peças, mantendo a produtividade e qualidade que sãoelementos fundamentais, exigindo assim tecnologias mais eficientes, como máquinas cada vez e rápidas e precisas e softwares avançados, garantindo assim alta produtividade com simplicidade e reduzindo tempo de operação.
Desta forma, o objetivo deste estudo é verificar o estado da arte de um Centro de Usinagem.

O procedimento metodológico adotado foi à análise dos artigos aceitos e publicados viainternet no período de 2003 a 2013. Os artigos foram ordenados por grupos de assuntos, constituindo os grandes temas, proporcionando uma pesquisa eficaz e detalhada referente ao assunto abordado como tema.

2.0. Centro de Usinagem: Altas Velocidades x Convencional

Patenteada pela empresa Friedrich Krupp AG em meados de 1931, a tecnologia de usinagem em altíssimas velocidades permaneceuinutilizada por aproximadamente 50 anos e, a partir dos anos 80, ressurgiu em vários países, especialmente na Alemanha, onde havia sido desenvolvida. Nos 10 anos seguintes, tornou-se sinônimo de avanço tecnológico, sendo implementada por empresas de peças aeronáuticas, automobilísticas e de moldes e matrizes, mecanismos óticos e de precisão, indústria de eletrodomésticos, entre outras.
A usinagem...
tracking img