Democracia ateniense

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O nascimento da Democracia Ateniense

Consolidação da Assembléia

Logo após a libertação de Atenas pelos espartanos, o político dominante passou a ser o aristocrata Iságoras, que quis voltar no tempo desfazendo as mudanças ocorridas no período da tirania; para isso, tentou expulsar os estrangeiros que se haviam insinuado no quadro de cidadãos.Seu principal oponente era o AlemeônidaClístenes, mas em 508 Iságoras foi eleitos arkhóm epónymos para levar adiante seus intentos.A trama dos eventos que se seguiram é razoavelmente bem esclarecida por Heródoto e pela Constituição dos atenienses, embora não coincidam em todo os pontos. Fica claro, porém, que Iságoras pode ter sido destituído do cargo por Clístenes, que “chamara em sua ajuda o povo comum” sob o grito de batalha de isonomia edireitos iguais.
Iságoras revidou jogando o trunfo espartano,convidando Cleômenes a voltar e restaurar a situação. O rei espartano veio com 700 homens e invocou a velha “maldição dos Alemeônidas” para obrigar Clistenes a deixar a Ática. Iságoras e Cleômenes,então, tentaram abolir o conselho soloniano dos Quatrocentos, provavelmente para neutralizarem a assembleia, mas os atenienses se enfureceram esitiaram os espartanos e Iságoras na Acrópole.
Depois da execução de Iságoras, Clístenes pode então retornar e dar inicio a um conjunto de reformas que podem ter levado muitos anos para serem traçadas e implementadas.
Sua reorganização da constituição ateniense exigia um conhecimento geográfico muito preciso da Ática e de sua estrutura social, para poder remodelar os distritos eleitorais comvistas a executar seus objetivos fundamentais. A Ática foi então dividida em 10 tribos; cada tribo,por sua vez, era composta por três distritos: uma dentro e nas cercanias da cidade; as outras duas nas áreas rurais, que podiam ser próximas mas costumavam ficar a uma certa distancia. Cada trítia, por sua vez, era composta por um ou mais dêmoi, normalmente as aldeias preexistentes da zona rural daÁtica; os dêmoi de cada trítia podiam ser adjacentes, mas muitas vezes não era este o caso. No século IV,havia 140 dêmoi.
O objetivo desse complexo era controlar a maneira como o novo conselho dos Quinhentos era formado. Cada tribo fornecia 50 membros, um grupo mais tarde chamado pritanias, que eram sorteadas dentre os candidatos indicados pelos dêmoi.
Os decretos a partir da década de 460 nomeiamprimeiro a tribo no exercício das funções, e seus membros tinham de estar prontos para a ação imediata na câmara do conselho se surgisse uma emergência.
Os conselheiros não podiam servir dois anos em seguida, ou mais de duas vezes na vida.
Pelo esquema de Clístenes, alem disso, o conselho representava todas as áreas da Ática; os velhos blocos geográficos, os grupos de culto e o controle localpelos mais ricos saíram muito enfraquecidos. Os gregos em geral estavam libertando-se das algemas herdadas da tradição.
As instituições de Atenas foram deixadas intactas, salvo sob um aspecto. Antes, o fundamento para se reivindicar a cidadania era uma aceitação de um filho por parte da fratia de seu pai, e um homem era oficialmente conhecido como filho de determinado homem. Depois das reformas deClístenes, o registro nas listas de um determinado demos era a etapa necessária, e um cidadão era formalmente chamado, por exemplo, Temístocles de Freari, embora os patronímicos continuassem a ser amplamente usados.
Aparentemente, as reformas estavam todas em vigor em 501 quando os conselheiros fizeram um juramento oficial que continuou a ser usado nos dois séculos seguintes,embora com algumasmodificações; uma clausula significativa orientava-os a processar quem subvertesse a democracia ou apoiasse uma tentativa de restauração da tirania. Os atenieses da época de Clístenes estavam preocupados com uma possível restauração da tirania, e com boas razões para isso.
Como uma medida permanente contra os pretendentes a tirania, Clístenes instituiu o sistema contra o ostracismo. Na agenda da...
tracking img