Demanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 55 (13749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. A Demanda de Moeda
2.1. A Versão Clássica da Demanda de Moeda (A Teoria Quantitativa da Moeda)
2.2. A Versão Keynesiana da Demanda de Moeda (A Teoria da Preferência pela Liquidez)
2.3. O Modelo Baumol-Tobin de Demanda de Moeda
2.4. A Abordagem de Friedman
2.5.Tópicos sobre a Demanda de Moeda

2. A Demanda de Moeda
A moeda é formada por uma série de ativos financeiros (incluindodinheiro, saldos bancários, cheques de viagem e outros instrumentos) com características especiais, que os distinguem dos outros tipos de direitos financeiros. Quando uma pessoa vai ao cinema, compra legumes ou um carro, nunca vai tentar fazer a compra com títulos ou ações, mas com algum tipo de dinheiro. Esta característica - a de ser um meio de troca aceitável - é a sua função quintessencial. Um motivoimportante pelo qual a moeda é um meio de troca tão útil é que, de acordo com a lei, ninguém pode recusar-se a receber um pagamento em dinheiro. Na realidade, a moeda exerce três papéis fundamentais.

Em primeiro lugar, é um meio de troca, isto é, as pessoas estão dispostas a aceitá-la em troca de bens e serviços e, portanto, não há necessidade de haver coincidência mútua de desejos para queuma transação ocorra. Em segundo lugar, serve como unidade de conta, e como tal os preços são cotados em unidades monetárias e não em relação a outros bens e serviços. Nestes dois papéis a moeda facilita o processo de troca. Em terceiro lugar, a moeda é uma reserva de valor e, neste papel, é igual aos demais ativos financeiros. Quando as pessoas recebem dinheiro em troca de bens e serviços, nãoprecisam gastá-lo imediatamente, porque ele mantém seu valor (exceto em períodos de inflação, quando deixa de ser usado como reserva de valor).

Ao lado do papel exercido pela moeda na economia, é importante estudarem-se os determinantes da demanda e da oferta de moeda, tendo em vista justamente a influência da moeda em muitos e variados aspectos do comportamento da economia. Os preços, por exemplo,nada mais são que o valor dos bens em termos monetários e, portanto, a variação da oferta e demanda por moeda é um fator fundamental na determinação do preço. Outro exemplo é a taxa de câmbio, o preço pelo qual uma moeda nacional pode ser trocada por outra, para cuja determinação é fundamental compreender-se a teoria da demanda e oferta de moeda. Um terceiro exemplo é a taxa de juros, cujo nívelreflete o estado da demanda e oferta de moeda em um dado momento. Eis algumas razões porque são estudadas as teorias sobre a demanda de moeda e a oferta de moeda.

A oferta de moeda é determinada pelo comportamento do público, dos bancos e do Banco Central, no âmbito de modelo que já foi objeto de estudo em Economia Monetária I. Esta parte da disciplina se preocupará com a apresentação dasteorias sobre a demanda por moeda.

2.1. A Versäo Clássica da Demanda de Moeda (A Teoria Quantitativa da Moeda)
A abordagem clássica é baseada na teoria quantitativa da moeda, teoria que afirma que a quantidade de moeda nominal determina o nível da renda nominal. A idéia de que a quantidade de moeda em circulação afeta o nível geral de preços é bastante antiga em análise econômica, e encontra ummarco histórico notável na controvérsia entre Jean Bodin e Mallestroit sobre as causas da inflação na França de 1570. Durante cerca de três séculos, a teoria quantitativa foi aceita como lei de proporcionalidade entre a quantidade de moeda em circulação e o nível geral de preços. As versões mais refinadas datam do final do século passado e princípio do atual, devendo-se, principalmente, a Marshall,Wicksell e Fisher. (Simonsen & Cysne, p.319)


A Equação de Fisher e a Velocidade de Transações da Moeda

Uma primeira expressão da teoria quantitativa da moeda foi a chamada de "equação de Fisher", em homenagem a Irving Fisher (1867 - 1947), seu principal proponente. Ela é:

MV = PT onde: M = moeda;
T = todas as transações realizadas com moeda;
P =...
tracking img