Delphi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.1 Pascal e Object Pascal

Pascal foi definida em 1970 pelo Prof. Niklaus Wirth do Swiss Federal Institute of Technology (Zurich), como extensão do ALGOL (linguagem de programação voltada para computação científica). Em um congresso em Zurich, um comitê internacional designou o ALGOL como uma linguagem independente de plataforma. Isto deu mais liberdade para as características que elespoderiam colocar na linguagem, mas também tornou mais difícil a escrita de compiladores para ela. A carência de compiladores em muitas plataformas, combinada com sua carência de ponteiros e muitos tipos de dados básicos tais como caracteres, fez com que ALGOL não fosse amplamente aceito, o que fez com que essa linguagem acabasse quase totalmente abandonada, exceto como linguagem para descrição dealgoritmos.
A especificação formal de Pascal foi publicada em 1971. O nome da linguagem foi dado em homenagem ao filósofo e matemático francês Blaise Pascal que inventou uma máquina de calcular mecânica. Pascal é bastante orientado a dados, dando ao programador a capacidade de definir tipos de dados personalizados. Com esta liberdade veio a rígida checagem de tipos, que garantiu que tipos não semisturariam. Pascal pretendia ser uma linguagem educacional, e foi amplamente adotada como tal. Pascal é de escrita mais livre, diferente de FORTRAN, assim os estudantes não tinham que se preocupar com formatação. Além disso, Pascal se parece muito com uma linguagem natural, tornando muito fácil o entendimento do código escrito com ele.
Object Pascal é a extensão orientada a objetos da linguagem Pascalque foi desenvolvida pela Apple em parceria com Wirth, inventor de Pascal. Ela descende de uma tentativa anterior de produzir uma versão orientada a objetos de Pascal, chamada ClasCal, que foi inicialmente utilizada nos computadores Lisa da Apple. Na realidade existiram poucas modificações na sintaxe de Object Pascal em relação a Pascal. Um novo tipo de dados foi adicionado, o objeto. Em adição, Épossível especificar uma lista de procedimentos e funções, referenciados como métodos, para um tipo de objeto particular. Estes métodos definem as ações que aquele objeto deste tipo pode realizar. Como adiantamos na introdução essa linguagem tem uma estreita relação com o IDE Delphi, entenderemos como isso ocorre na próximo seção onde descreveremos de maneira breve a história da evolução do TurboPascal ao Delphi.

2.2 Borland Pascal

Com o lançamento, em novembro de 1983, do Turbo Pascal 1.0, a Borland iniciou sua jornada no mundo das Ferramentas e ambientes de desenvolvimento. Na criação do Turbo Pascal a Borland licenciou um núcleo de compilador, desenvolvido por Anders Hejlsberg, mais rápido e barato que os existentes na época. Turbo Pascal introduziu um ambiente dedesenvolvimento integrado (IDE), onde era possível editar o código, executar o compilador, observar os erros e voltar para as linhas que contém esses erros. O compilador Turbo Pascal foi um dos mais vendidos em todos tempos, o que tornou a linguagem popular em PC’s.

2.3 Delphi

Delphi foi uma proposta da Borland para uma nova geração de ambiente de desenvolvimento visual para Windows, baseado na linguemde programação Object Pascal. Após o desenvolvimento de Turbo Pascal 1.0, Anders se tornou o arquiteto de todas as versões do compilador Turbo Pascal e das primeiras três versões de Delphi. Como arquiteto chefe da Borland, Hejlsberg secretamente tornou Turbo Pascal numa aplicação de desenvolvimento de linguagem orientada a objeto, completa e com um ambiente realmente visual com suporte paraacesso a banco de dados, assim se originou o Delphi.

História do Delphi

Tudo começou com a primeira versão do Delphi. Na época, a estratégia baseada em formulários e orientada a objetos, o compilador extremamente rápido, o ótimo suporte a banco de dados, a íntima integração com a programação Windows e a tecnologia de componentes atraíram a atenção da comunidade de desenvolvedores de software....
tracking img